Estado

Foto: Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult),  divulgou a programação de aniversário dos 55 anos de emancipação política da cidade. 

Neste final de semana, no horário das 08 às 22 horas, será realizada  a Roda da Amizade de Capoeira,  no Centro Cultural Mauro Cunha. Também no domingo (11), acontece a disputa  do Torneio Nego Nilson de Futebol Society, com início às 08 horas, no Campo Nego Nilson, localizado no Setor Nova Fronteira. Já na segunda-feira (11/11), às 7h30, acontecerá a Caminhada “Abraçando a capital da Amizade”, na Avenida  Goiás. 

Rodada de leitura dirigida

Dentro da programação de aniversário de 55 anos  de Gurupi,  a Secretaria  Municipal de Cultura convida a população gurupiense para a Rodada de Leitura Dirigida, que vai acontecer na Biblioteca Pública Municipal Professora Deusina Martins Ribeiro. Na segunda-feira (11), com início às 09 horas, acontece a palestra  e debates com o tema: “Gurupi: uma historiografia crítica”, com o escritor e jornalista Zacarias Martins,  titular da Academia Tocantinense de Letras. 

Na terça-feira (12) acontece  o Fórum de Debates sobre as obras adotadas  para o vestibular da UnirG, com o professor Fabiano Donato, a partir das 13h30. A programação se encerra na quarta-feira (13) com a realização da Rodada de Leitura e contação de histórias com acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia da Unirg, durante todo o dia.

Também no período de 11 a 14 de novembro a cidade recebe a visita  da Biblioteca Móvel de Literatura Tocantinense e  Exposição de Artes e Artesanato (Boneca Indígena), no : Centro Cultural Mauro Cunha ., que também sediará, no dia 13, o Seminário de Literatura Regional que terá como tema: Literatura, Mídia e o Desenvolvimento Regional: uma construção coletiva.  

No dia 13 acontece a solenidade de entrega  da premiação dos alunos da Rede Estadual e Municipal, medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia Astronáutica, às 21 horas, no Centro Cultural Mauro Cunha.

Na  Casa de Maria, com início  às 06h30, acontecerá a Celebração Eucarística nos dias 13 e 14. Também no dia 14 será inaugurada a Sala do Artesão e Museu de Gurupi, cuja solenidade terá a participação especial da Banda da Escola de Iniciação Musical da Secretaria de Cultura  e do Coral Uirapuru.

No dia do aniversário da cidade, 14 de novembro,  acontecerá a abertura oficial da Exposição de Artesanato da Secretaria do Idoso, no Centro Cultural Mauro Cunha , às 08 horas. Já à tarde, às 16 horas, tem o  encerramento da Copa Tocantins de Futebol Amador - Versão 2013 - Taça Laurez Moreira, no Estádio Rezendão e, à noite, na Praça do Centro Cultura acontecerão shows  musicais com Genésio Tocantins, Dorivan e Chico Chokolate, tendo ainda, a participação especial do  Coral da Melhor Idade e dos músico Tiago e Valdemiro. Os alunos do CEM Bom Jesus de Gurupi, apresentarão o espetáculo  “Suíte dos Pescadores”

No dia 23 de novembro acontecerá o  Show Gospel e, no dia 30, se apresenta a Banda Surfsessions, de Brasília no palco do Centro Cultural Mauro Cunha.