Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O Hospital Regional de Miracema Tocantins (HRM) vai realizar dois mutirões de cirurgias em novembro. Com estes, serão seis mutirões promovidos pelo hospital só neste ano. Na ocasião, vão ser oferecidas cirurgias geral e ginecológica a pacientes previamente agendados pelas unidades básicas de saúde.

Com essa ação, até o momento, já foram realizados 30 procedimentos cirúrgicos. O primeiro mutirão de novembro está confirmado para o dia 09 e, o segundo, para o final do referido mês. Ainda há mais outros dois mutirões previstos para dezembro.
De acordo com a diretora do hospital, Maria da Penha Bandeira, os pacientes são atendidos não apenas com a cirurgia, mas com exames médicos e acompanhamentos psicológicos. “O hospital obedece todo o protocolo de esterilização do Ministério da Saúde”, complementa.

Jocileide Dias Batista foi uma das pacientes beneficiadas com os mutirões. Ela é mãe de seis filhos e desejava fazer a laqueadura. “Eu nem estava esperando, quando o hospital me ligou para dizer a data da cirurgia. Fui muito bem atendida”, relata.

Estrutura

A instituição está com o almoxarifado e a farmácia abastecidos para atender as demandas do pronto-socorro, de internações e cirúrgicas. O serviço de obstetrícia também ganhou reforço. Segundo Maria da Penha, o HRM passou a fazer partos considerados de alto-risco. “Com a chegada de mais dois obstetras, passamos a realizar mais partos”. A diretora ainda explica que em 2012, a média mensal foi de 41 partos. Neste ano, apenas no mesmo mês de setembro, ocorreram 60 partos.

O Hospital Regional de Miracema do Tocantins possui 71 leitos, é referência para os municípios de Miracema do Tocantins, Rio dos Bois, Miranorte, Goiatins, Rio Sono, Bom Jesus, Lajeado e Pedro Afonso, na especialidade de ortopedia. Segundo a diretoria do hospital, no mês de setembro foram atendidas 4.250 pessoas no pronto-socorro e 387 internações. Além disso, o HRM ainda ofereceu internações para dois pacientes do estado do Pará.

Aleitamento materno

O HRM está se preparando para a criação de um banco de leite, além de estar pleiteando o título de Hospital Amigo da Criança. Maria da Penha informa que foi criada uma comissão para iniciar esses projetos. “Temos muitas etapas para percorrer, mas já estamos capacitando os profissionais da saúde do hospital, o que é um bom começo”, frisa. (Ascom Sesau)