Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Márcio Vieira

Foto: Márcio Vieira

Mais de 10 mil candidatos que se inscreveram para o concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBM TO) fizeram as provas teóricas da primeira fase do certame na tarde deste domingo, 10, nas cidades de Palmas, Araguaína e Gurupi. São oferecidas 100 vagas, dividas em 90 para os homens e 10 para as mulheres. A concorrência registrada foi de 94,1 e 202,3, respectivamente.

Foram estabelecidas cinco horas para  os candidatos responderem a 60 questões, com opções de múltipla escolha, mais a prova discursiva escrita. Elaborada pela Consulplan, banca examinadora de Minas Gerais, a prova avaliou conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Conhecimentos Regionais e Atualidades, Informática Básica e Normas do CBM. “O candidato deve ficar atento ao gabarito preliminar que será divulgado no site da Consulplan a partir dessa segunda-feira, às 16 horas. O prazo para os recursos contra o gabarito é de 48 horas após a divulgação”, orienta o presidente da Comissão do Concurso, tenente coronel Reginaldo Leandro da Silva.

“Estudei bastante, estou confiante que vou sai daqui com a aprovação. É um desejo meu ser do Corpo de Bombeiros, vem de família, meus pais e tios são militares”, conta Yasmim Lima, de 18 anos. Este é o segundo concurso feito pela estudante, que dedicou uma média de 10 horas diárias à preparação.

Já Tiago Vilas Boas é veterano no mundo dos concursos públicos. Concursado pelos Correios, Tiago mantém firme a rotina de estudos. “A expectativa é que eu passe, pretendo sair do que eu estou. Não pretendo parar nesse. O desejo é que todos os meus estudos tenham um resultado positivo hoje”, afirmou.

Em Palmas, os candidatos fizeram as provas no Colégio Objetivo, Marista e Universidade Federal do Tocantins (UFT). No Campus da UFT foram mais de três mil candidatos, como a servidora municipal Lígia Teixeira, que veio de Aparecida do Rio Negro, a 70 km da Capital. “Estou bem tranquila, porque já fiz bastante provas assim, espero passar. Não estudei o suficiente, mas acredito que não será tão difícil”, declarou.

Outras etapas

Ao todo, seis fases compõem o concurso. A 2ª etapa é de caráter eliminatório, e consistirá na realização de Exame de Capacidade Física, pertinente ao exercício do cargo público. A 3ª etapa, realização de Avaliação Psicológica, a 4ª etapa, Exames Médicos e Odontológicos, e 5ª etapa, Investigação Social, todas de caráter eliminatório. A 6ª e última etapa é o Curso de Formação de Soldados, eliminatório e classificatório.

Aprovado em todas as fases do certame e obedecido o número de vagas oferecidas, o candidato tomará posse no cargo de Soldado, com remuneração inicial no valor de R$ 3.228,28.