Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Luciano Ribeiro

O governador Siqueira Campos assinou em Paranã, no Sudeste do Estado, ordem de serviço para início da implantação das 11.350 cisternas do Programa Tocantins sem Sede, nos 27 municípios da região. Quatro empresas venceram o processo licitatório para a construção das casas-abrigo e instalação dos reservatórios de água e já iniciarão a distribuição dos equipamentos. A ação beneficia diretamente 57 mil pessoas que moram no sudeste tocantinense e sofrem todos os anos com a forte seca que assola a região no período de estiagem. 

De acordo com o governador, no Brasil cerca de 40% das famílias passam por dificuldades no abastecimento de água. Para Siqueira, a garantia da água para a população mais pobre é sinônimo de melhor qualidade de vida e mais saúde. "O governo se uniu e essa é a nossa obrigação. A água é uma necessidade básica. Sem água, não podemos pensar em outras grandes necessidades mais fundamentais. Água é saúde, é vida", disse.

Em um discurso acalorado, o governador lembrou de ações que permitiram ao Tocantins se desenvolver nos 25 anos de criação. Segundo Siqueira Campos, em seus mandatos anteriores, foram implantados os sistemas de tratamento de água em Araguaína e sistemas de irrigação que potencializaram a produção agrícola em regiões críticas, como a do rio Manoel Alves. "Isso que estamos fazendo aqui, é um esforço enorme para suprir as pessoas mais pobres, da necessidade mais básica que é a água. Temos que dar saúde às pessoas e condições para elas se desenvolverem", completou.

Para o prefeito de Paranã, Edson Lustosa, o combate às mazelas da seca na região sudeste é uma luta antiga da população junto ao poder público. "A maioria não sabe o sofrimento que é um pai de família ter que cavar o leito seco de um rio com as mãos para ter água para os filhos. Desde 2007 nós tentávamos uma solução junto ao Ministério da Integração Nacional e não conseguíamos. Nós éramos conhecidos como o 'corredor da miséria', não tínhamos asfalto e nem pontes. Hoje nós reconhecemos o trabalho do governo para minimizar o sofrimento do povo", comentou.

Já o presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) Edmundo Galdino, destacou que o início da instalação das cisternas nas casas das famílias da região sudeste é fruto de uma luta de quase dois anos junto ao governo federal. "Foi um ano e meio de muita luta para que o Tocantins fosse aceito no programa e depois, mais um período porque o Ministério da Saúde proibia a captação de água em telhados de palha. Nossas cisternas custaram R$ 2 mil a mais que as do Nordeste, mas foi pela determinação do governador em construir as casas-abrigo para os reservatórios", explicou.

Outras obras

Presente no evento, o senador Vicentinho Alves lembrou de outras ações desenvolvidas pelo governo do Estado que vem movimentando diversos setores da administração pública. Em sua fala, ele citou as obras de infraestrutura viárias e a implantação de novos hospitais no Tocantins. "O Tocantins hoje é um canteiro de obras. Nas estradas, o asfalto já está chegando em diversos municípios. Além disso, hospitais estão sendo construídos e reformados. Em Porto Nacional teremos o nosso hospital e a maternidade que necessitamos", frisou.

Inauguração da primeira cisterna

Ao acionar a bomba de distribuição da água da primeira cisterna instalada na casa de D. Severiana Batista Soares, no município de Paranã, o governador Siqueira Campos destacou a importância da água para a sobrevivência humana. Se dirigindo a família de beneficiados, O governador destacou que 40% das famílias do país ainda sofrem com a falta de água para consumo humano e para os animais, “água é vital para vida, sem água não tem  como fazer outra coisa e graças ao empenho de Edmundo Galdino e a bancada federal hoje a realidade dessa família está sendo mudada”, frisou.

Destacando que o problema de alta de água no Tocantins é a má gestão dos administradores, Siqueira Campos lembrou que o Rio Colorado, nos Estados Unidos tem a metade do volume do Rio Tocantins e abastece cidades dos Estados Unidos e no México. “Somos o número um em água no mundo e não tem porque enfrentarmos grandes problemas por causa da falta de água”, observou.

Ao destacar a atuação de Edmundo Galdino à frente da ATS, Siqueira Campos enfatizou que o presidente é um dos gestores mais corajosos que o Tocantins possui, “razão de hoje estarmos executando um programa que vai mudar definitivamente a vida das pessoas, esse é um gigante”, disse. Na oportunidade Siqueira também destacou a importância do senador Vicentinho Alves e de toda a bancada federal no empreendimento.

Presenças

Além do governador Siqueira Campos, participaram da solenidade o senador Vicentinho Alves, os deputados estaduais Carlão da Saneatins e Ricardo Ayres, o presidente da Associação Tocantinense dos Municípios, Leonardo Cintra, o prefeito de Paranã, Edson Lustosa, além de prefeitos e representantes dos 27 municípios da região Sudeste.

Especificações

Cisternas – 11.350 – sudeste -  57 mil pessoas

Barragens -135 – sudeste - 13. 500 mil

Poços artesianos – 99 – centro, norte e extremo norte – 20 mil pessoas

Prazo de execução:  outubro de 2013 a dezembro 2014

Empregos gerados:

Fábrica da Acqualimp – 40 empregos diretos

Transporte cisternas – 40 empregos diretos

Instalação das cisternas: 2 mil diretos ( com informações da ATN)