Educação

Foi aberto nesta segunda-feira, 11, o edital 2013 para as progressões vertical e horizontal dos profissionais do magistério. Para estes, o período de requerimento vai até 23 de dezembro de 2013. A documentação deve ser entregue na Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) e nas Diretorias Regionais de Gestão e Formação. Edital 2013 está disponível no site da Seduc através do link http://www.seduc.to.gov.br/seduc/index.php/component/content/article?id=1822.

Após anunciar o resultado das progressões do magistério, do exercício de 2012, o governo do Estado, divulgou também em outubro o edital das progressões vertical e horizontal de 2013. A publicação está no Diário Oficial do Estado de 15 de outubro e traz os requisitos e documentação necessários aos servidores que pleiteiam a elevação de nível vertical.

Segundo a coordenadora de Avaliação e Desempenho da Seduc, Vanessa Pimentel. "É importante que as unidades escolares e coordenadorias regionais de ensino, façam a socialização do edital nº 045, com os profissionais do magistério nas respectivas lotações. E que fiquem atentos quanto a documentação exigida e o prazo compreendido entre 11 de novembro a 23 de dezembro de 2013” disse.  

Documentação necessária

Entre os documentos necessários à progressão vertical estão: contracheque mais recente; certidão de nascimento ou casamento nos casos em que o nome do requerente difere do contracheque; extrato de lotação (informação do servidor no Sistema de Lotação de Pessoal); diploma ou certidão de conclusão acompanhada do histórico escolar da formação profissional referente ao nível que o requerente pleiteia. Podem ser apresentadas cópias autenticadas em cartório, ou cópias simples acompanhadas dos originais. A relação completa e o formulário de requerimento estão disponíveis no Diário Oficial do Estado de 15 de outubro.

Benefícios concedidos

Este é o terceiro edital de progressões do magistério em pouco mais de um ano. Em setembro de 2012, o governo concedeu, aos profissionais do magistério da rede estadual de ensino, 3.631 progressões horizontais e 520 verticais, referentes ao exercício de 2011.

No último dia 11, foi divulgado o resultado das progressões verticais e horizontais relativas ao exercício de 2012 e que irão beneficiar 3.705 educadores. No total, foram deferidos 3.451 processos da progressão horizontal e 254 da vertical. A publicação traz também a lista de 1001 processos que foram indeferidos. Os interessados em interpor recursos terão o prazo de dez dias úteis, a contar do dia seguinte ao da publicação do resultado.