Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, assinou na última semana o termo de adesão ao programa Selo Unicef - Município Aprovado, que é um reconhecimento internacional que cada município do Estado pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A assinatura aconteceu na sede da Secretaria Estadual de Saúde, com a representante do Selo no Estado, Valquíria Moreira Rezende.

A iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) busca universalizar direitos e melhorar a vida das crianças e dos adolescentes na região.  O Termo de Adesão dos municípios tocantinenses foi enviado no último dia 08 de novembro e ao final da Edição 2013-2016, em data e local a serem anunciados pelo Unicef, os municípios aprovados receberão um troféu, um certificado e a autorização para a utilização da logomarca do Selo Unicef - Município Aprovado. 

Edição 2013-2016

Ao aderir ao novo Selo, os municípios assumem o compromisso de desenvolver um conjunto de Ações Estratégicas de Políticas Públicas e de Participação Social. Elas têm o objetivo de promover os direitos das crianças e adolescentes de: sobreviver e se desenvolver; aprender; proteger-se e ser protegido do HIV/AIDS; crescer sem violência; ser adolescente; ser prioridade absoluta nas políticas públicas; praticar esportes, brincar e divertir-se. 

A metodologia do Selo prevê o desenvolvimento de ações de comunicação para o desenvolvimento e de mobilização social; treinamento de atores locais para que apoiem o fortalecimento das políticas públicas; monitoramento de indicadores sociais; avaliação do desempenho; e atividades de participação social e certificação dos municípios que alcançam os melhores resultados e atividades de participação social.

“Estamos trabalhando no desenvolvimento de ações e projetos que ajudem a cuidar das nossas crianças e possibilitar mais oportunidades para que elas cresçam com todos os seus direitos assegurados”, afirmou o prefeito Laurez.