Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A maître cubana Leidy Escobar, primeira bailarina do Ballet Nacional de Cuba, participa de atividades na Contágius Escola de Dança, nesta sexta-feira, 15, a partir das 9 horas, em Palmas. Um dos objetivos da visita da cubana é apresentar o método cubano do ballet clássico e selecionar bailarinas para o corpo de baile da Contágius.

Anualmente, a Maître cubana avalia e ministra aulas em Palmas, através da Escola de Dança Contágius. “O ballet de Cuba é conhecido mundialmente pela formação com rigor artístico-técnico de seus bailarinos. Formada pelo ballet cubano Leidy Escobar é uma mestra em ballet clássico e são de Cuba também os melhores maîtres do mundo” destacou a diretora geral da Contágius, Meire Maria Monteiro. 

Outro objetivo da visita de Leidy Escobar é avaliar e possibilitar a graduação de alunas. A avaliação acontece durante toda a sexta-feira, 15, na Contágius Escola de Dança, das 9h às 11h e das 15h às 18h30. Já no sábado, 16, das 9h30m às 11h30m, a Maître ministra uma aula especial para turmas de Ballet Intermediário. O valor do investimento é de R$ 150,00 e os interessados devem fazer a inscrição na Contágius Escola de Dança.

“A Contágius abraçou o método do ballet cubano, que preza muito pela qualidade técnica de seus alunos, visando a formação profissional. A dedicação aos estudos do ballet é um diferencial do aspirante a bailarino. O aluno tem que dominar a técnica repassada em sala de aula para avançar o seu rendimento”, explica a maître cubana Leidy Escobar. Entre os itens a serem avaliados está o comportamento em sala de aula, a postura, a capacidade de reprodução dos exercícios técnicos, entre outros.

Ballet de Repertório

O ano letivo da Contágius Escola de Dança finaliza com a apresentação do Ballet de Repertório Coppélia, que acontece nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro no Teatro Fernanda Montenegro em Palmas.

Perfil

Maître Leidy Escobar, título de Primeira Bailarina, conferido pelo Ballet Nacional de Cuba, SATED nº 05.311.014.92. Formação profissional na Escola de Ballet Camagüe (Cuba, 1976 a 1984) sob a direção do Maître Fernando Alonzo, alcançando a categoria de Bailarina Principal. Dançou e ministrou cursos em Cuba e em vários países como Grécia, Chipre, França, México, Argentina e Brasil. A bailarina Leidy Escobar é a representante do Ballet de Cuba no Estado de Goiás, desde 1999.