Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Cerca de 200 famílias que vivem na região do rio Vermelho, em Campos Lindos, norte do Tocantins, correm o risco de serem despejadas a qualquer momento de suas pequenas propriedades. O juiz da comarca de Goiatins, Luaton Bezerra Adelino de Lima, decidiu pela reintegração de posse de 10 mil hectares, em favor da empreiteira Warre Engenharia.

As famílias estranharam a decisão do referido magistrado, pois alegam que não foram ouvidas. Trata-se de gente que há décadas mora e trabalha naquelas terras. Muitos nasceram lá, onde pacificamente criaram seus filhos e netos. Como é o caso dos “Barreiras” e dos “Lopes". Os representantes das famílias alegam que todos tem os documentos de posse e provam que são reconhecidos pelo Itertins além de cumprir todas as exigências ambientais.

Nesta mesma área em questão existem duas escolas que atendem crianças e jovens da comunidade. Advogados de algumas famílias já denunciaram o caso do CNJ, Conselho Nacional de Justiça.

Líderes comunitários da região afirmaram que as polícias civil e militar da cidade não tem conhecimento da desapropriação, e que um movimento estranho, com homens armados, está sendo percebido pelos moradores. Para dificultar o acesso ao local e para ganhar tempo enquanto tentam reverter a decisão do juiz, alguns moradores destruíram pontes.

Um dos posseiros, Sebastião Correia  afirmou em entrevista ao Conexão Tocantins que o grupo não entende a decisão. “ O juiz está indo só para um lado e não está enxergando nosso lado. Essas áreas são usadas por famílias que já estão na quinta geração, tem gente de 90 anos morando no local e que nunca teve um documento que mostra que é dono da terra”, contestou. Ele questionou o fato do juiz não ter feito uma vistoria na área. O representante contou ainda que há algumas pessoas ligadas à empreiteira que estariam intimidando e ameaçando vários moradores.

O Ministério Público Federal e CPT – Comissão Pastoral da Terra acompanham o caso.