Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Lia Mara Governador também recebeu o campeão brasileiro, pan-americano e mundial de jiu-jitsu profissional Roniedson Andrade Governador também recebeu o campeão brasileiro, pan-americano e mundial de jiu-jitsu profissional Roniedson Andrade

Mais de 50 crianças do projeto Gol de Letra estiveram nesta última quarta-feira, 20, visitando o governador Siqueira Campos, no Palácio Araguaia. O projeto, da Associação de Moradores do Aureny III, já está no terceiro ano e incentiva cerca de 150 crianças a praticar o futebol, focar no estudos e permanecer longe das drogas.

“Projetos como esses são muito importantes para ocupar nossas crianças e jovens e deixarem eles longe das drogas. Em nosso governo temos como exemplo as escolas de Tempo Integral e a Orquestra Sanfônica que só tem trazido benefícios para nossas crianças. E nós sempre estamos apoiando essas ações e pedindo que as empresas também invistam nesses projetos”, disse o governador.

Recebendo o apoio do governo do Estado no suporte técnico e mapeamento de áreas vulneráveis que necessitem de investimentos em projetos sociais, o Gol de Letra recebe alunos com faixa etária de 7 a 17 anos que estejam regularmente matriculados na rede pública de ensino.

O presidente da Associação de Moradores, Emanoel Portinari, explica que o projeto superou as expectativas e que hoje atende crianças de várias quadras da região sul da capital. “Nós estamos lá de domingo a domingo lutando para manter essas crianças no bom caminho, com foco nos estudos e no esporte”, destacou.

Quem também passa boa parte do dia na escolinha é o professor Marcos Mota. “Tem dias que tem até 100 crianças de uma vez só querendo praticar o esporte e a gente sempre dá um jeito, faz a divisão, coloca pra fazer atividade física, e todos ficam contentes”, diz satisfeito. 

O sonho 

Contente com a visita ao governador e cada vem mais crente no sonho de ser jogador de futebol, Mateus Gomes Sampaio, de 13 anos, conta que já está há dois anos e meio na escolinha. “Quero que algum time grande me veja e eu possa ser igual ao Cristiano Ronaldo, por isso treino muito e não falto um só dia”, conta.

Para Daniel Damasceno, de 11 anos, a escolinha é como se fosse sua segunda casa. “Eu estudo na escola de Tempo Integral e fico lá o dia todo, mas mesmo assim não deixo de ir aos treinos, lá é como se fosse minha casa e eu gosto muito”, completou. 

Acompanhando o filho Luis Carlos, de 11 anos, Marilene Alves Gomes diz que o incentivo por parte da família também não pode faltar. “Ele gosta demais de futebol, tem esse sonho e eu também acredito nele. Quem sabe ele não vire um grande jogador, como esses que nós vemos por aí”, disse.

O projeto 

O projeto Gol de Letra é da Associação de Moradores do Aureny III e atualmente tem 12 tocantinenses em clubes do Paraná. Segundo o presidente da Associação, eles recebem incentivo da Prefeitura de Palmas, além do Banco BMG que é patrocinador do projeto e nesta terça entregou kits escolares e bolas para as crianças.   "Sem o apoio do governo do Estado mapeando as áreas que devemos investir seria muito difícil nossa atuação, por isso estamos aqui, para prestar contas e reforçar a parceria", disse o representante do BMG no Tocantins, Oswaldo Duraes. 

Durante a visita, também estiveram presentes José Reinaldo Lima, ex-jogador do Atlético Mineiro e Seleção Brasileira, Roniedson Andrade, campeão brasileiro, pan-americano e mundial de jiu-jitsu profissional e o tetracampeão da Meia Maratona do Tocantins, Eliésio Miranda. (ATM)