Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Representantes das comunidades quilombolas da região de Ponte Alegre do Tocantins, a 310 km de Palmas, região Sudeste do Estado, estiveram na tarde desta quarta-feira, dia 20, na sede da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), em Palmas. Eles foram recebidos pelo secretário executivo, Ruiter Pádua, que ouviu as demandas da comunidade localizada na região.

Ao todo, 62 famílias e cerca e 170 pessoas fazem parte da Associação Comunitária São Joaquim, e cultivam milho, mandioca, arroz e feijão. “Queremos ver a possibilidade de receber um kit com trator e implementos para aumentar e melhorar nossa produção”, explicou o presidente da Associação Comunitária São Joaquim, Vicente Bispo Soares, sobre a visita.    

Pádua explicou que a solicitação dos quilombolas é importante e a viabilidade legal da cessão, permissão e concessão serão analisadas. “É uma comunidade que precisa de apoio e vamos checar esta possibilidade”, ressaltou o secretário executivo.  

Terra Forte

Ao todo, o Governo do Estado adquiriu 1.126 máquinas e implementos que serão distribuídas aos 139 municípios do Tocantins, através do Programa Terra Forte, da Seagro. Os equipamentos estão sendo entregues às Prefeituras, que ficam responsáveis por garantir a segurança e manutenção dos mesmos. Além dos kits contendo um trator agrícola traçado, uma grade aradora, uma distribuidora de calcário de arrastro e uma plantadora/adubadora, também foram adquiridos pulverizadores agrícolas de barras, roçadeiras de arrasto, perfuradores de solo, caminhões trucados e um caminhão toco, que serão distribuídos, de acordo com a demanda dos agricultores familiares.