Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A desembargadora Jacqueline Adorno suspendeu nesta quinta-feira, 21, o cumprimento do mandado de reintegração de posse de uma área de 10 mil hectares no município de Campos Lindos, nordeste do Tocantins. Com isso o Tribunal de Justiça tornou sem efeito a decisão do juiz da comarca de Goiantins, Luaton Bezerra Adelino de Lima, que havia determinado a reintegração de posse em favor da empreiteira Warre Engenharia e Saneamento Ltda, com sede em Palmas. Nessa área residem cerca de 60 famílias que vivem nas terras há quase um século segundo alegam os moradores.

Para a desembargadora a decisão monocrática do juiz de primeira instância causou estranheza já que na localidade “há inúmeros lotes do Loteamento Santo Antônio e Santa Catarina do Município de Campos Lindos que não tem sequer, matrículas no cartório imobiliário, e não há um trabalho de efetiva distribuição de terras em programa de reforma agrária na região”, consta na decisão.

Apesar da decisão do Tribunal de Justiça moradores relataram ao Conexão Tocantins que o clima ainda é tenso na região devido à presença de vários veículos e de homens armados, situação que vem provocando, segundo as famílias, medo entre moradores.

O trabalhador rural Sérgio Egea, que também é vereador em Campos Lindos, disse que está aliviado com posicionamento do TJ, mas espera que o caso seja resolvido em definitivo.

“O que tem que acontecer agora é a regularização das terras. Até hoje as famílias só tem a posse, dada pelo Estado. Precisamos é do título definitivo. Todos aqui vivem do produzem em suas terras”, contou Egea dizendo ainda a comunidade possui uma cultura própria e sem falar nas duas escolas que atendem dezenas de crianças que vivem na região.