Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Já está quase tudo pronto para o funcionamento da Casa de Dona Regina, primeira Casa de Gestantes, Bebês e Puérperas (CGBP) do Brasil. A unidade, que está integrada ao Hospital e Maternidade Dona Regina, vai acolher mulheres que tiverem gestação em situação de risco e recém-nascidos que necessitem de cuidados especiais.

Nesta segunda-feira (25) a Casa, que fica 106 norte, abre suas portas às 16 horas para o Chá de Casa Nova, onde toda a comunidade poderá conhecer os novos serviços que serão oferecidos e ainda fazer doações.

“Queremos mobilizar a população para essa ação e divulgar a Casa, que vem para melhorar o atendimento a esse público. Estamos aceitando doações para dar mais conforto aos que serão atendidos, alegrar o ambiente e para fazer um melhor lugar para essas mulheres se hospedarem”, explicou Goiamara Borges dos Santos Rodrigues, apoiadora de serviços da Rede Cegonha.

A Casa de Dona Regina já está habilitada a receber R$ 60 mil mensais para custeio do Governo Federal e deve iniciar seu funcionamento nos próximos 30 dias. Quando entrar em funcionamento, a unidade será uma residência provisória de cuidado à gestação de alto risco para mulheres identificadas pela Atenção Básica ou Especializada, com capacidade para acolhimento de 20 pessoas, entre gestantes, mulheres com recém-nascidos e/ou que acabaram de dar à luz.

Quem deve ser beneficiada com hospedagem na Casa de Dona Regina, como foi batizada a unidade, é a comerciante Daiane Pinto Rodrigues, moradora de Gurupi, que está passando por uma gravidez de alto risco. Internada no Dona Regina depois que teve a bolsa rompida com perda de líquido, ela recebe atendimento para evitar que o bebê nasça prematuro e revela animação com a entrega da casa.

“Vai ser muito bom porque a gente vai poder ficar mais à vontade. Lá, também vou poder receber minha filhinha de três anos sem medo de que ela possa pegar alguma coisa, já que estamos em um hospital”, disse a paciente, que será mãe do segundo filho, um rapaz que será receberá o nome do pai, Aglailton Júnior.

Rede Cegonha

A Casa de Gestantes, Bebês e Puérperas é parte das estratégias da Rede Cegonha, um modelo de atenção que amplia e fortalece a assistência às grávidas e às crianças até o segundo ano de vida.

A Rede Cegonha prevê um conjunto de ações que visam integrar e ampliar uma rede de cuidados, que assegure às mulheres assistência adequada desde o planejamento familiar, a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, pós-parto e a atenção ao bebê. A estratégia da Rede conta com o orçamento do Ministério da Saúde para investimentos até 2014 de quase R$ 9,4 bilhões. (Ascom Sesau)