Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), através da Divisão de Controle de Reservatórios, disponibiliza animais para adoção regularmente. Os interessados em adotar um animal ou mais, deverão encaminhar-se ao CCZ, na TO–080 Km 01, saída para Paraíso do Tocantins, munidos dos documentos pessoais. Atualmente estão disponíveis no órgão 11 animais.

De acordo com o Responsável Interino pela Divisão de Controle de Reservatórios, Francinaldo Alves da Rocha, os cães disponíveis no CCZ são vacinados contra Raiva Animal, vermifugados e passaram pelo exame para diagnostico da Leishmaniose Visceral Canina. Rocha esclarece ainda que os animais antes de serem disponibilizados para adoção são submetidos a procedimento cirúrgico (castração), para o controle populacional de animais.

Como Adotar

Os interessados a adotarem um animal ou mais, deverão encaminhar-se ao Centro de Controle de Zoonoses, munidos dos documentos pessoas, assinar o Termo de Adoção e Responsabilidade, comprometendo a zelar pelo animal, não maltratá-lo e vacinar regularmente, não permitindo que este fique solto nas vias e logradouros públicos, se responsabilizando por qualquer dano que venha a causar a outrem.

Rocha ressalta também que é direito do animal gozar de boa saúde, cabendo ao proprietário levar o animal a uma clínica veterinária de sua escolha regularmente, já que se trata de animais que apresentam histórico de saúde muitas vezes desconhecido, necessitando de um exame clínico minucioso para identificar e excluir possíveis doenças. “Ressaltamos que o CCZ realiza os exames relativos à doenças transmissíveis ao homem, uma vez que é um órgão que tem como fito o controle das zoonoses, doenças que são transmissíveis ao homem pelos animais, bem como aquelas transmitidas do homem para os animais”, frisou.