Cultura

Foto: Divulgação

Com o intuito de consolidar um evento de resgate, promoção e fortalecimento das manifestações de cultura e arte popular da região do Jalapão acontece entre os dias 2 e 7 de dezembro a 4ª Semana Cultural do Jalapão. O evento é realizado no município de Rio Sono que fica a 150 Km da capital do Tocantins.

A Semana Cultural foi idealizada pela cantora, compositora e produtora cultural Núbia Dourado, no ano de 2008, quando conseguiu mobilizar a comunidade, entidades e artistas voluntários para a realização do evento que foi um sucesso em sua primeira edição.

Em 2011 A Semana Cultural do Jalapão foi premiada em 1º lugar no edital de Cultura do Governo do estado do Tocantins, sendo reconhecido por seu mérito.

O evento estimula e promove a integração da comunidade da região do Jalapão através de pesquisas, produção de trabalhos, oficinas e exposições, tendo parceria com as escolas e colégios para se ter uma maior participação de jovens.  O projeto prevê o intercâmbio também com as comunidades indígenas existentes nas margens do Rio do Sono, aonde a grande maioria das crianças já saem de suas aldeias para estudar no Colégio Estadual de Rio Sono. O evento incentivará os indígenas a participarem com amostras do seu artesanato e das suas danças

Na programação também acontecerá o II Festival de Música do Jalapão, com premiação para incentivar o aparecimento de novos talentos na região. Serão realizadas diversas atividades educativas, socioambientais e  culturais.  A semana Cultural ainda integra o esporte com a realização do XV Torneio São Martinho. Acreditamos que a inclusão de conteúdos de lazer são importantes para valorizar o evento e promover o acesso dos atletas aos mesmos. 

Toda a programação é totalmente gratuita e toda a comunidade em geral pode participar das oficinas, capacitações culturais, espetáculo de teatro e shows com artistas regionais.

O evento é realizado pela Associação Comunitária de Rio Sono e tem patrocínio da Assembleia Legislativa , deputado Sandoval Cardoso, deputado, Wanderlei Barbosa, Vilmar do Detran, da Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e do SESI.

Programação:

Dia 02 (Segunda-Feira)

Abertura do evento- às 15:00 horas

     Palestra Sembrae - às 15:30 horas

Tema: Aproveitando Oportunidade - Novas Atitudes e Novos Comportamentos

Palestrante: Marivalda Fernandes Santiago

Às 19:00 horas- Sarau com intervenções Artísticas

Às 22:00 horas-Show

Felipe Mayko

Local: Centro Comunitário

Dia 03 (Terça-Feira)

ÀS 10:00 horas

Talento Kid´s com Núbia Dourado

ÀS 15:00 horas

Oficina de Música: -“Estudo de ritmos regionais e suas origens” que terá  foco no tema do nosso evento este ano, “A cultura afrodescendente é uma herança preciosa" .

Às 19:00 horas

Companhia de Teatro Foz Saneatins

Espetáculo : O professor e o Faxineiro

Livre

Às 21:00 –Sarau com intervenções Artísticas

Dj Frables

Local: Centro Comunitário

Dia 04- (Quarta –Feira)

Às 10:00 horas –

Oficina de Pintura com Darli e Darlei Rodrigues

Ás 15:00 horas

Oficina de Música: “Estudo de ritmos regionais e suas origens” que terá  foco no tema do nosso evento este ano, “A cultura afrodescendente é uma herança preciosa"

Cine Cufa

Às 18:00 horas –Filme Infantil “Reino Encantado”

ÀS 20:00 horas- Filme Adulto “Depois da Terra”

ÀS 22:00 horas Apresentação Musical Haphelson Oliveira

Local: Centro Comunitário

Dia 05 (Quinta-Feira)

Às 15:00 horas

Oficina de Música: Estudo de ritmos regionais e suas origens que terá  foco no tema do nosso evento este ano, “A cultura afrodescendente é uma herança preciosa"

Às 19:00 Horas- Palestra

“Do Quilombo a Universidade:Uma nova geração de direito “

Cristian Ribas: Membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial e Militante do Enegrecer

Às 22:00 horas-Show

Malu Lopez

Às 24:00 horas Dj Frasbler

Local: Centro Comunitário

Dia 06 (Sexta-Feira)

Às 21: horas

III Festival de Música e de Novos Talentos do Jalapão

Às 23:00 horas-Shows

Markim dazantiga e Mina Tay

Braguinha Barroso

Genésio Tocantins

Local:Avenida Colegial

Dia 07 (Sábado)

Às 07:00 Horas

XV  Tornei   São Martinho

Às 15:00 Horas

XV  Tornei   São Martinho

Às 19:00 horas –Dança Indígena Akwé

Às 19:30 horas -Premiação do Tornei

Às 21:00 horas - Shows

Os Trapaceiros do Samba