Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Este ano, com o slogan “Eu concilio, você concilia, nós ganhamos”, a Semana Nacional da Conciliação terá início nesta segunda-feira, 2 de novembro, seguindo até a sexta-feira (06/12). A Semana Nacional da Conciliação já se tornou uma oportunidade de resolver conflitos judiciais de forma ágil e eficaz, beneficiando todas as partes envolvidas.

A abertura oficial do evento esta prevista para as 8h30, no Tribunal do Júri, no Fórum de Palmas e será transmitida para as 42 comarcas do Estado, via satélite. Os conciliadores já foram capacitados, cerca de 100 voluntários auxiliarão nas audiências buscando um acordo entre as partes. Ao todo 26 comarcas participarão e estão previstas 3.832 audiências durante os cinco dias de ação.

Para o coordenador estadual do Movimento pela Conciliação, juiz Gilson Coelho Valadares, a Semana Nacional é a oportunidade de resolver as pendências judiciais de forma amigável. “É preciso substituir a cultura do embate pela cultura da paz, e a conciliação caminha para isso”, afirmou o juiz.

Na última edição da Semana no Tocantins, em 2012, foram designados 3.065 processos, ocorreram 2.533 audiências que resultaram em 844 acordos. O valor total dos acordos homologados chegou a quase três milhões de reais (R$ 2.811.279,08).  

A Semana Nacional da Conciliação é uma realização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), juntamente com os Tribunais Estaduais. A audiência de conciliação é uma oportunidade para que as partes, mediadas por um conciliador, busquem um entendimento mútuo e cheguem a um acordo satisfatório.