Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Desing arrojado em peças que têm como matéria-prima principal o capim dourado aliado a pedras, tecidos, couro, metais, entre outros produtos. Esse é o diferencial das biojóias produzidas pela designer Fabiana Bezerra, que embarcou nesta segunda-feira, 02, para Bogotá, na Colômbia, onde representa Palmas na Exporartesanias 2013. A feira internacional especializada é voltada para profissionais do mundo da arte e acontece de 06 a 19 de dezembro.

Brincos, braceletes, tiaras, pulseiras, entre tantas peças atendem aos altos padrões do mercado internacional, destacando-se em meio à oferta de produtos de capim dourado existente no Estado. O produto que Fabiana oferece é refinado e está na categoria odegand, como é denominado na França. Ela enriquece suas peças em composições que levam fios de seda trazidos de diversos países, barbantes, pérolas, linhas nobres, além de metais com banhos especiais.

A dedicação da artesã já resulta em reconhecimento internacional. Em 2011, duas edições da Eclat de Mode - Bijorhca, uma importante feira que acontece em Paris, premiou Fabiana por sua criatividade e inovação. A artesã também se destacou em eventos como Bijoux Textiles (Paris, França), JIS Show (Miami, USA) e Expo Joya (Guadalajara, México).

Sobre seu trabalho, Fabiana enfatiza: “Sempre acreditei no produto, confiei que tinha mercado. Faço com amor e capricho para que a minha criação, além de agradar, também leve consigo a imagem da cultura, das pessoas envolvidas e das raízes tocantinenses”.

Para viabilizar as vendas, a artesã, paulistana e residente em Palmas desde 2004, criou a Art da Terra, primeira empresa  de biojóias do país associada a Organics Brasil, projeto que reúne empreendimentos voltados para a exportação de produtos orgânicos e sustentáveis brasileiros.

Expoartesanias

Com o apoio da Prefeitura de Palmas, Fabiana levará para a Colômbia mais de 3 mil peças, entre colares, tiaras, pulseiras, braceletes, brincos, entre outros. Também serão levadas peças que se destacaram em feiras internacionais como as da Coleção Écolochic, premiadas na feira Bijorhca, realizada em Paris.

Ao participar pela primeira vez da Expoartesanias, Fabiana ressalta que a expectativa é positiva. “Estou bastante confiante. Vamos levar uma grande diversidade de peças, desde as mais rústicas às mais sofisticadas para agradar os diferentes estilos”.