Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O município de Gurupi receberá na manhã desta sexta-feira, 06, cinco médicos cubanos contratados pelo programa “Mais Médicos”, do Governo Federal, que irão atuar na atenção básica à saúde do município. Os profissionais serão recebidos pelo prefeito Laurez Moreira e secretários municipais no seu Gabinete às 10h30.

No último fim de semana o Tocantins recebeu 61 profissionais do programa para preencher vagas ociosas da segunda etapa. Eles atenderão em 40 municípios e no Distrito Sanitário Indígena de Santa Fé e Tocantínia. Entre os dias 2 e 6 de dezembro, os médicos participam da Semana do Acolhimento, no auditório da Assembleia Legislativa, em Palmas.

Em Gurupi os médicos irão complementar o atendimento à comunidade nos postos de saúde e também na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA).

 O programa Mais Médicos foi lançado em julho deste ano com o objetivo de ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país. Os profissionais recebem bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo, pagos pelo Ministério da Saúde. Os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos selecionados. Como definido desde o lançamento, os brasileiros têm prioridade no preenchimento dos postos apontados e as vagas remanescentes são oferecidas aos estrangeiros. (Com informações da Secom Gurupi)