Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

A Capitania Fluvial do Araguaia Tocantins (Cfat) realizará nesta terça-feira, dia 10 de dezembro, a 2ª Regata à Vela “Almirante Tamandaré”, no Lago de Palmas, como parte integrante das comemorações alusivas ao Dia do Marinheiro e como evento de encerramento das atividades do Programa “Segundo Tempo – Forças no Esporte 2013”. A regata será disputada na classe “Optimist” e contará com a presença de 15 crianças, selecionadas dentre as 100 que participaram do programa neste ano.

A largada está prevista para as 9h, na raia montada junto ao píer da Cfat. Ao final do evento, será realizada a entrega de troféus aos primeiros colocados na regata, além de medalhas de participação às crianças atendidas pelo programa. Criado em 2003 pelo Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério dos Esportes, o Programa “Forças no Esporte” tem como público-alvo crianças de idade entre 10 e 13 anos, integrantes da Rede Pública de Ensino.

Por meio da prática esportiva e da realização de atividades complementares, o Programa visa promover a inclusão social dessas crianças, tendo como propósitos específicos proporcionar aos participantes a melhoria do convívio e da integração social, da auto-estima, das capacidades e habilidades motoras, das condições de saúde, do rendimento escolar, além de diminuir a evasão escolar nas escolas atendidas e a sua exposição aos riscos sociais.

Neste ano, o Programa completou o seu 5º ano de atividades atendendo a um núcleo de 100 crianças, pertencentes à Escola Estadual Vila União e às Escolas Municipais Monteiro Lobato e Darcy Ribeiro. Ao longo de seis meses, essas crianças tiveram a oportunidade de aprender a velejar, além de realizar diversas atividades educacionais e culturais, e atividades orientadas à saúde e à preservação do meio-ambiente, com frequência de quatro vezes por semana, sempre no período da manhã.

Elas também tiveram assegurado o direito a atendimento médico, odontológico, alimentação, roupas e transporte. Todas as atividades foram realizadas nas dependências da Cfat, conduzidas por militares e profissionais especializados.