Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O grupo de piscicultores que atuará nos Parques Aquícolas do Lago de Lajeado reuniram-se nesta última terça-feira, 10, no auditório do Sebrae para discutir a formação de uma Cooperativa de Piscicultores. A reunião foi coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) e teve por objetivo fortalecer e sistematizar a ação dos cerca de 200 piscicultores que ganharam as licitações para os parques.

“Nós da Seder temos participado ativamente de todo o processo de implantação desses parques, e uma das preocupações é justamente com a metodologia que os piscicultores adotarão no gerenciamento da produção e escoamento do pescado”, afirma Roberto Sahium, secretário do órgão municipal.

Outro assunto debatido na reunião foram os detalhes do projeto produtivo denominado Projeto de Viabilidade Econômica, Social e Ambiental para Piscicultura – modalidade tanque-rede, informou o secretário acrescentando que “o projeto leva em consideração não apenas os aspectos financeiros, mas principalmente o ambiental e o social”.

O Parque

O Parque Aquícola da UHE Lajeado abrange os municípios de Brejinho de Nazaré, Ipueiras, Porto Nacional, Miracema do Tocantins e Palmas. Serão instalados cinco parques aquícolas numa área de 133 hectares de águas sob domínio da União. Em Palmas, serão criados os Parques Aquícolas Santa Luzia (oneroso) e Sucupira (não oneroso).

Os vencedores da concorrência pública/licitação têm prazo de seis meses para iniciar o projeto de aquicultura nas áreas cedidas. A cessão de uso das áreas vigora por 20 anos, prazo que pode ser prorrogado por igual período. As 263 áreas aquícolas somam 133 hectares de águas sob domínio da União, onde serão criados aproximadamente dois mil empregos imediatos (diretos e indiretos).