Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Exibições aconteceram na UFT e no Cine Sesc

Exibições aconteceram na UFT e no Cine Sesc Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Exibições aconteceram na UFT e no Cine Sesc Exibições aconteceram na UFT e no Cine Sesc


O Festival Chico – Festival de Cinema e Vídeo do Tocantins divulgou a lista de vencedores da 12ª edição do Festival. O Chico aconteceu de 09 à 14 de dezembro com atividades na Universidade Federal do Tocantins e no Cine Sesc em Palmas.

O festival abriu as exibições na terça, 10, com o longa convidado “Rio Ano Zero”, de Aude Chevalier, encerrando a programação no sábado com “Marcelo Yuka No Caminho das Setas”.  O curso de produção executiva para cinema do Canne também compôs a programação do Festival.

"Foi muito bom participar do festival. Os filmes demonstraram expressões dos modos de viver na atualidade e as narrativas incluíam silêncios e reflexões elaboradas, além de diferentes linguagens. A comissão organizadora, apoiadores e aqueles que de alguma forma contribuíram para que o festival Chico acontecesse estão de parabéns”, afirmou a professora Lia Testa, jurada da 12ª edição. 

Mais de 200 filmes foram inscritos no Festival. Destes, 19 filmes concorreram  nas categorias Ficção Brasil, Documentário Brasil e Infantil Brasil  nas modalidades júri técnico e júri popular.  O júri técnico da 12º edição foi formado por  Lia Testa, Alexandre Castro e Marcio Mazaron.

A Proex/ Universidade Federal do Tocantins e a Fundação Cultural de Palmas são parceiros da 12ª edição do Festival Chico, que conta também com o apoio cultural da  Fundação Joaquim Nabuco, da Secretaria de Estado da Educação e Cultura, Secretaria da Comunicação de Palmas e Serviço Social do Comércio do Tocantins. Fórum dos Festivais e Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas estão dentre as colaborações associativas.

Confira os resultados:

[Júri Técnico]

Ficção Brasil - Preto ou Branco [Alison Zago /SP]

Infantil - Brasil - Requília [Renata Diniz/DF] -

Animação Brasil - A última Reunião Dançante [Lisandro Santos /RS]

Documentário Brasil – OLYMPIAS [Bia Medeiros/RJ]

Menção Honrosa - Abrigo ao Sol [Emerson Venâncio/ ES] -

[Júri Popular] 

Documentário Brasil - Até o Céu Leva Mais ou Menos 15 minutos [Camila Battistetti/CE] –

Ficção Brasil- Preto ou Branco [Alison Zago /SP]

Infantil Brasil - A última Reunião Dançante [Lisandro Santos /RS]

Menção Honrosa – Organização

Ecce Homo – O Exílio [Belém de Oliveira/GO]