Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A Câmara de Gurupi inaugurou na manhã desta sexta-feira (20/12), a Biblioteca Parlamentar Adão Ferreira, para homenagear o político e artista, que foi um dos autores do Hino Oficial de Gurupi.

Presente à solenidade, a viúva de Adão Ferreira, Helvânia Dias Ferreira, disse que estava muito  emocionada com a homenagem a seu marido. Já a filha de Adão Ferreira, Rafaela Ferreira, discursou em nome da família e agradeceu ao Poder Legislativo pela a iniciativa de criação dessa biblioteca. “Certamente é um reconhecimento público merecido e minha família só tem a agradecer aos vereadores pela iniciativa de se criar essa biblioteca que leva o nome de meu pai”, afirmou.

Representando o prefeito Laurez Moreira, o chefe de gabinete da Prefeitura de Gurupi, Gutierrez Torquato, parabenizou o parlamento gurupiense não só pela criação da biblioteca, mas também por nominá-la de Adão Ferreira. “Trata-se de uma justa e merecida homenagem a esse grande homem público que em vida, muito contribuiu para o desenvolvimento de Gurupi”, afirmou Gutierrez

Os presidentes da Academia Gurupiense de Letras, Paulo Henrique Costa Matos e o presidente da APUG – Associação dos Professores Universitários de Gurupi, Gil Correia também elogiaram a criação da nova biblioteca.

O presidente da Câmara Municipal de Gurupi, vereador Professor Cabo Carlos,  conclamou a população gurupiense para que se mobilize e faça doação de livros para reforçar o acervo dessa biblioteca. “A Biblioteca Adão Ferreira é um patrimônio de todos nós  e, por isso, sempre estará de portas abertas para a população de Gurupi”, afirmou.

O poeta e jornalista, Zacarias Martins, representou a Academia Tocantinenense de Letras e traçou o perfil do homenageado com o nome da biblioteca.   “Adão Ferrreira é c-o-fundador da Academia Gurupiense de Letras. Foi vereador de Gurupi por um período de 12 anos, onde também ocupou a presidência do legislativo municipal. Com a morte do prefeito Jacinto Nunes, em 1988, assumiu o cargo de prefeito no período de outubro a dezembro. Juntamente com o irmão, Milton Ferré e o poeta  Adonis Delano é autor do hino oficial de Gurupi. Também é autor dos Hinos do Gurupi Esporte Clube. Por tudo isso e por muito mais, essa homenagem a Adão Ferreira é mais do que merecida”, destacou Martins.

Prestigiaram a solenidade presidida pelo  vereador Professor Cabo Carlos, os vereadores Ivanilson Ribeiro, Ataídes Salgado, Jonas Barros, Wanda Botelho e Marillis Fernandes.