Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A Prefeitura de Palmas, através da Secretaria Municipal de Finanças, disponibiliza a partir desta terça-feira, 07, um  link para que o contribuinte possa fazer simulação do cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2014. O valor gerado pelo sistema refere-se ao pagamento a vista.

O programa foi desenvolvido pela Diretoria de Informações da Secretaria de Finanças. Para ter acesso às informações é preciso entrar no site da Prefeitura, clicar no link http://iptu2014.palmas.to.gov.br/ e seguir passo a passo com dados solicitados como: Código de Cadastro de Imóvel (CCI), que já consta no carnê do IPTU do ano passado, e o CPF do proprietário do imóvel.

No simulado irá aparecer o valor venal do imóvel de 2013 e suas respectivas bases de cálculos. De posse dessa informação o contribuinte poderá fazer o comparativo do quanto de fato irá desembolsar para pagar o tributo, e, se for isento, irá aparecer na tela. 

De acordo com superintendente de Administração Tributária, João Marciano, ao elaborar a Planta de Valores Genéricos, a cidade foi dividida em zonas, o que dá segurança jurídica ao Município para promover a justiça fiscal.

“O que buscamos foi a forma de cobrar o IPTU com base no valor venal do imóvel que está de acordo com o que foi calculado, bem abaixo do valor de mercado”, esclarece Marciano, informando ainda  que em cima desses valores foram aplicados redutores, que chegam a 65%.

“A Prefeitura de Palmas mudou a forma de cobrar o IPTU, pensando numa cidade mais justa, mais organizada e com recursos para melhorar os serviços públicos. E fez isso de uma forma que todos saíssem ganhando. Não houve reajuste de alíquotas do imposto. Apenas os valores dos imóveis que foram adequados à realidade. Pela primeira vez na historia de Palmas, cerca de 40% dos imóveis residenciais edificados não pagarão IPTU", enfatiza Marciano.