Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Tocantins foi o primeiro Estado a assinar convênio com o governo federal para implantação do programa Estação Juventude. Em 2014, através do novo programa, a Secretária Estadual da Juventude (Sejuv) irá ampliar o acesso sobre ações de desenvolvimento de políticas para Juventude e diminuir a exclusão social dos jovens no interior do Estado. O recurso de R$ 668 mil deve ser liberado nos próximos dias.

Após a liberação do recurso, a Sejuv começará a desenvolver o programa no Tocantins. Será adquirido um micro-ônibus equipado com materiais de informática onde serão realizados cursos e outras atividades. A unidade móvel terá como foco a zona rural e municípios do interior do Estado. Para o secretário da juventude, Olyntho Neto, a iniciativa vai contribuir com o planejamento do governo do Estado de levar capacitação às regiões mais necessitadas. “Agora, mesmo nas localidades que não contam com estrutura adequada vamos poder ensinar um jovem, por exemplo, as operações básicas de informática e capacitá-lo com o curso que atender melhor às suas necessidades”, destacou.

Sobre o programa Estação Juventude

O Programa pretende ampliar o acesso de jovens de 15 a 29 anos, sobretudo aqueles que vivem em áreas de vulnerabilidade, especificamente a juventude negra, vítima de violência. A políticas, programas e ações que assegurem seus direitos de cidadania e ampliem sua capacidade de inclusão e participação social.

O Estação Juventude oferecerá informações sobre programas e ações para os jovens, além de orientação, encaminhamento e apoio para que eles próprios tenham condição de construir as suas trajetórias e buscar as melhores formas para a sua formação. Os espaços contarão com gestores capacitados para fornecer informações e desenvolver atividades que facilitem o acesso dos jovens a serviços e políticas públicas que atendam às suas necessidades. (Ascom Sejuv)