Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

O setor de biologia molecular do Laboratório Central do Estado (Lacen) recebeu equipamentos semiautomatizados que diminuirão o tempo de entrega dos exames. A implantação de uma nova metodologia para quantificação da carga viral e genotipagem (identificação) do vírus da hepatite C (HCV) é exemplo disso. Os novos aparelhos reduzem o tempo de liberação dos laudos de 45 para 15 dias.

O vírus da hepatite C (HCV) causa inflamação no fígado. As formas mais comuns de contágio são por meio da transfusão de sangue, injeção compartilhada de drogas e de acidentes profissionais. Os testes rápidos oferecidos pelas unidades básicas de saúde dão ao paciente a oportunidade de ter um atendimento especializado. Uma vez confirmada à doença, o médico solicita ao Lacen a realização da genotipagem do vírus da Hepatite C.

 Para o farmacêutico bioquímico do Lacen, Renan Colassi, a modernização dos equipamentos reduz o tempo de espera pelo resultado e contribui para um atendimento médico preciso e imediato. “Saber o genótipo do vírus é fundamental para que o especialista prescreva de forma correta o tratamento antiviral ao paciente”, complementa.

Estrutura

O Lacen realiza diferentes tipos de exames, entre esses: Sarampo, Influenza, Meningite, Tuberculose, HIV, Hepatite-B, leishmaniose etc.  O laboratório também faz o monitoramento da qualidade da água para o consumo humano. Em 2013, o Lacen realizou 23.262 exames na área de biologia médica, 398 análises de produtos e 21.699 de análises ambientais. (Ascom Sesau)