Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Com a destinação de R$ 13 milhões para desenvolvimento turístico em 2014, um dos principais objetivos do governador é o fortalecimento do setor turístico tocantinense. O primeiro passo para alcançar a meta foi à aprovação da lei que estabelece a política de turismo sustentável, ainda no final do ano passado. Além disso, o estabelecimento do fundo para o desenvolvimento do setor, destinado a financiar projetos e atividades sustentáveis de turismo, permitirá maiores investimentos no setor. Segundo a Lei Orçamentária Anual, a Agência de Desenvolvimento Turístico (Adtur) contará com um orçamento de quase R$ 10 milhões para o ano de 2014.

De acordo com a presidente da Adtur, Nilmar Ruiz, a lei aprovada em dezembro do ano passado pela AL permitirá à autarquia implementar projetos para desenvolver o setor turístico do Tocantins. “A criação do fundo foi importante porque precisamos de recursos para que o turismo se desenvolva no Estado do Tocantins”, completou.

A gestora destacou que o plano estratégico de turismo do Estado será executado em etapas,contemplando diferentes regiões tocantinenses. “Na primeira etapa, nós trabalharemos a região de Palmas e dos parques do Jalapão e do Cantão. Posteriormente nós iremos implementar o projeto no Pantanal Tocantinense (Região da Ilha do Bananal), Bico do Papagaio e Vale dos Grandes Rios (região de Araguaína)”, explicou.

Sobre o Cantão, Nilmar destacou que está em planejamento um projeto para estruturar o parque estadual, importante foco de preservação ambiental, localizado na junção dos rios Araguaia e Coco. O parque sempre foi utilizado por pesquisadores para análise das espécies animais e vegetais características da região. “Precisamos ter trilhas estruturadas, bem sinalizadas, facilitar o acesso do turista ao parque”, disse. Desde o ano passado, o parque foi oficialmente aberto para o turismo, mas segundo a gestora é fundamental oferecer mais aos visitantes. “É um turismo ecológico, turismo de natureza. O parque já é utilizado para pesquisas, mas muitos turistas vão a lazer”, pontuou.

Estruturação do Jalapão

Para o principal atrativo turístico do Tocantins, o Parque Estadual do Jalapão, a meta é estruturar as vias de acesso à região desértica tocantinense, além de capacitar moradores para que se tornem agentes de turismo. Além disso, conforme a presidente da Adtur, o projeto de integração do Jalapão ao roteiro de Carolina (MA) já está sendo finalizado. “Nós estamos trabalhando na integração do roteiro turístico do Jalapão até Carolina e vamos também integrar à Rota das Emoções que vai até o Ceará”, explicou.

Para isso, segundo a gestora, a estruturação da região se faz de grande importância. “Nós temos uma grande divulgação internacional das belezas naturais do Jalapão, mas precisamos de estrutura e de maior logística para os turistas”, completou.

Temporada de Praias

Outro ponto que será desenvolvido a partir do planejamento estratégico da Adtur é o fortalecimento da temporada de praias do Tocantins. Em 2013, o governo já atuou em 30 municípios onde a temporada de praia é aquecida no mês de julho. Para este ano, a meta é ampliar o número de cidades beneficiadas com linhas de crédito e estrutura física para comportar turistas. “Vamos ampliar ainda mais, fazendo parceria com 62 municípios para apoiar prefeitos e empreendedores individuais para organizar e dar rendimento maior. A ATS (Agência Tocantinense de Saneamento) e a Foz/Saneatins também estão atuando com relação à estruturação e banheiros nas praias visitadas”, frisou. (ATN)