Estado

Foto: Divulgação

O governador Siqueira Campos anunciou novos recursos para a realização de obras de recuperação de vias urbanas no Tocantins. Ao todo, conforme o gestor, mais de cinco milhões de metros quadrados de asfalto deverão ser utilizados para recuperar ruas e avenidas nos 139 municípios tocantinenses, num investimento de cerca de R$ 70 milhões. As obras fazem parte do grande pacote de investimentos do governo do Estado, chamado de, Pró-Município, lançado no ano passado.

De acordo com o governador, os recursos para o programa são oriundos de financiamentos junto a instituições financeiras e visam à melhoria da qualidade de vida da população. “Uma cidade livre da poeira é muito mais saudável que uma cidade empoeirada”, explicou.

A intenção, segundo Siqueira Campos, é iniciar as obras tão logo o período chuvoso acabe, ainda no primeiro semestre deste ano. “Vamos atender aos 139 municípios. São cinco milhões de metros quadrados de asfalto para recuperar a malha viária de todos os municípios”, destacou.

As obras são de responsabilidade da Agência de Máquinas e Transportes do Tocantins (Agetrans), que deverá entregar a pavimentação asfáltica pronta para os municípios. De acordo com o presidente da Agetrans e secretário de Estado da infraestrutura, Kaká Nogueira, fica a encargo dos prefeitos a elaboração do projeto e a definição da localidade onde o asfalto será aplicado. “O município apresenta o projeto, diz onde precisa ser asfaltado, a localidade das ruas e nós vamos e fazemos tudo lá. O investimento é na casa de R$ 70 milhões”, frisou.

Com projeto pronto, a prefeita de Barrolândia, Leila Rocha, disse que aguarda ansiosa a chegada das máquinas ao seu município. Ela destacou que a recuperação de ruas e avenidas da cidade é uma demanda antiga da população que poderá ser resolvida com a medida do governo. “Isso vai ser importantíssimo. Temos vários trechos que estão em estado deplorável. Já encaminhamos o projeto que é o atendimento de uma demanda antiga nossa”, celebrou.

Pró-Municípios

O Pró-Municípios, lançado em outubro de 2013, é um importante pacote de investimentos que contempla várias áreas da administração pública, como infraestrutura, agricultura, saúde e educação. O programa prevê realização de obras, além de implementação de políticas públicas voltadas ao atendimento dos cidadãos nos municípios. Com a ação do governo do Estado, serão atendidos os 139 municípios do Tocantins. (ATN)