Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Do Tocantins, 45 escolas públicas municipais e estaduais tiveram seus projetos selecionados pela Comissão Interministerial de Avaliação do Programa Mais Cultura nas Escolas, que selecionou 2.002 projetos para receberem recursos do Governo Federal, em 2014. 

O programa ‘Mais Cultura nas Escolas’ vai financiar uma média de 5 mil projetos culturais que serão desenvolvidos pelas instituições públicas de ensino. As escolas contempladas receberão entre R$ 20 mil e R$ 22 mil para investir em teatro, música, dança, circo, artes visuais, cultura indígena, cultura afro-brasileira e atividades externas como visitas a museus.

Estavam habilitadas para participarem do programa 14,3 mil escolas, e em 67% delas, a maioria dos alunos são beneficiários do programa Bolsa Família. ‘O mais Cultura nas Escolas’ está sendo desenvolvido pelos Ministérios da Cultura, da Educação e do Desenvolvimento Social. 

Conforme informações do Ministério da Cultura está prevista para os dias 10 de fevereiro e 10 de março a divulgação de novas listas com o restante das escolas contempladas com os recursos para investir nas criações e manifestações culturais presentes nas unidades escolares. 

Do Tocantins 

Dentre as escolas já selecionadas do Tocantins, está a Escola Estadual Indígena Temanare, de Formoso de Araguaia; a Escola Estadual Brasil, de Porto Nacional; a Escola Estadual Mestre Eva Nunes da Silva, de Natividade; a Escola Deoclides Muniz, de Almas; o Colégio Estadual Fulgêncio Nunes, de Chapada de Natividade; a Escola Estadual Agostinho de Almeida, de Taguatinga, cidades que já tem uma tradição cultural regional e são cidades com legado histórico para o Estado.  

Das escolas que tiveram os projetos selecionados 30 são unidades estaduais e 15 de instituições municipais. 

Cultura quilombola

Um dos projetos selecionados, o da Escola Estadual Salmon de Amaral Brito, de Lagoa do Tocantins, retrata o resgate da cultura quilombola, que será desenvolvido, juntamente, com a Comunidade Quilombola de Barra de Aroeira, localizada no município de Santa Tereza do Tocantins. A diretora Aline Teixeira Santos explicou que durante o ano, alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, farão diversas atividades, como pesquisa, workshop, oficinas de capoeira e irão realizar trabalhos relacionados à cultura afro, enfatizando as danças, cotidiano e comidas típicas. A responsável pelo projeto é a professora Cleidiane Pinto de Oliveira.