Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Túlio Sabino Lélio Dias, diretor executivo do Detran, durante explanação dos temas da reunião  Lélio Dias, diretor executivo do Detran, durante explanação dos temas da reunião

O Detran promoveu no último sábado, 1º de fevereiro, um encontro com os donos e representantes do CFCs (Centro de Formação de Condutores) da região de Araguaína. O objetivo da reunião foi apresentar a nova linha de crédito que o governo do Estado do Tocantins irá disponibilizar aos CFCs, para a aquisição de Simuladores de direção Veícular e investimentos em infraestrutura, além de esclarecer dúvidas sobre a resolução 444 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que determina a obrigatoriedade das aulas com simuladores de direção veicular.

A linha de crédito para a aquisição de Simuladores de Direção Veicular já está disponível aos CFCs por meio da Agência de Fomento, o saldo poderá ser parcelado em até 48 vezes com juros subsidiados pelo Governo do Estado, para isso o dono do CFC deverá se dirigir a uma agência do Banco de Fomento e solicitar seu empréstimo.

O proprietário de CFC,  Roberto Sousa, comentou a importância que o financiamento teve para os empresários da região: “Essa iniciativa do Governo do Estado veio em boa hora, pois muitas CFCs não tinham condições de “bancar” este investimento e estavam apreensivos, mas agora com este crédito fornecido a juros baixos será muito mais fácil para nos adequar a legislação”, concluiu.

Além disso, o diretor executivo do Detran, Lélio Dias de Sousa, comentou sobre as  as mudanças que a resolução 444 irá trazer para o serviço dos CFCs e que, devido a uma autorização concedida pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), as aulas em simuladores veiculares somente serão obrigatórias para processos abertos a partir do dia primeiro de abril no Estado do Tocantins.

Durante a reunião também foi abordado também sobre a  portaria nº 9 de 17/01/2014, que determinou maior acesso ao sistema de Detran-net aos diretores de CFCs, que poderão realizar além de outras atribuições, serviços referentes à abertura de processo para a primeira habitação, mudança e adição de categorias e de renovação da carteira de habilitação, evitando assim burocracias e agilizando os serviços.

Lélio Dias, diretor executivo do Detran-TO comentou a importância deste encontro. “Essa reunião foi importante para os empresários da região Norte esclarecerem qualquer dúvida que ainda tenham sobre a legislação do simulador e a portaria do Detran-TO, e também para apresentarmos a linha de crédito concedida pelo governo do Tocantins para eles. Além disso, é muito importante  estreitarmos a relação do órgão com os CFCs, pois eles são parte fundamental do trabalho em busca de um trânsito mais seguro para todos”. (Ascom Detran)