Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

A Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), composta por cinco viaturas e 13 guardas, sob o comando do gerente subinspetor Belo de Freitas, realizou uma fiscalização preventiva e  repressiva   no último domingo, 02, na  TO-010 km 07, no período das 17 às 2 horas da madrugada. Durante a blitz na  rodovia, foram realizadas abordagens e verificação de carga suspeita de produtos ou subprodutos de caça e pesca, além de material predatório.

No local, cerca de 43 quilos de pescado foram apreendidos e serão doados a instituições públicas do município, creches e abrigos, em conformidade com a legislação vigente. Também foram apreendidas cinco carretilhas; três caixas térmicas; nove varas de pesca; oito molinetes; quarenta iscas artificiais e duas caixas contendo assessórios de pesca.

A Divisão Ambiental da GMP lavrou  13 autos de infração, sendo que 11 deles  por transporte de pescado e dois por transporte de carne de caça, sem as devidas licenças dos órgãos ambientais, e ainda no caso do pescado agrava-se no período da piracema.

As carnes de caça serão posteriormente incineradas, atendendo a legislação, pois a origem de vida livre selvagem compromete a sanidade da carne, dessa forma imprópria para o consumo humano.

O comandante da Divisão Ambiental da GMP, Belo de Freitas, adverte: “Tais  práticas  devem ser reprimidas, gerando uma consciência positiva no cidadão tocantinense, para que respeite o período da piracema e os animais da fauna local, possibilitando o equilíbrio das espécies e sua proliferação”, acrescentou.