Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foram lançadas nesta terça-feira, 04, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília, as diretrizes para a elaboração do Programa de Governo do Partido Socialista Brasileiro – PSB. A Fundação João Mangabeira (FJM) e a Rede Sustentabilidade são parceiras na elaboração do documento que serve como base para a construção das propostas da coligação.

Representantes das executivas do PSB de vários estados estão presentes no evento. Do Tocantins, participam o presidente regional do PSB, Laurez Moreira, e o presidente do diretório metropolitano da sigla, Professor Alan Barbiero.

Presidente nacional do PSB e pré-candidato à presidência da República, Eduardo Campos, apresentou as diretrizes e ressaltou que a aliança PSB-REDE possui três objetivos principais. O primeiro objetivo é manter as conquistas das últimas décadas e fazê-las avançar. O segundo objetivo consiste em facilitar o acesso à democracia, atualizando os processos decisórios à nova realidade da era digital. O terceiro refere-se a construir as bases para um ciclo duradouro de desenvolvimento sustentável, com ampla participação de todos os atores na promoção do progresso socialmente justo, ambientalmente sustentável e libertador das potencialidades criativas da humanidade.

Ainda segundo Campos, o grupo traz uma bandeira de esperança e acredita na mudança com a efetiva participação dos brasileiros. “Em um mundo convulsionado por profunda crise de ordem política, social, econômica, cultural e ambiental, nós, brasileiros socialistas e sustentabilistas, ousamos levantar uma bandeira de esperança. Acreditamos no Brasil e em sua gente, sentimos que o País se encontra efetivamente diante da possibilidade de mudar de forma significativa seu presente e futuro”, disse.

Fortalecimento e maturidade

Segundo o presidente regional do PSB no Tocantins, Laurez Moreira, a magnitude do evento e a responsabilidade com que o grupo vem conduzindo os debates e a construção do plano de governo mostra a maturidade do partido. “O PSB se consolida e fortalece a cada dia. Estamos unindo forças com pessoas de bem e dispostas a mudar os rumos do nosso país”, ressaltou.

Para o Professor Alan Barbiero, presidente do diretório metropolitano do PSB no Tocantins, é preciso discutir o Brasil, um debate necessário que o grupo está trazendo para a pauta. “Temos que participar do debate. O PSB está apresentando as diretrizes para o plano de governo, um documento construído a varias mãos, com o envolvimento da sociedade. Precisamos buscar uma economia nacional voltada para a sustentabilidade como destacou a senadora Marina Silva”, explicou.

Construção do Plano de Governo do PSB 

Entre os meses de fevereiro e abril será realizado um processo de consulta e construção conjunta envolvendo processo virtual e presencial que contará com 5 encontros regionais temáticos já programados em Porto Alegre (22/02), Rio de Janeiro (15/03), Recife (22/03), Goiânia (12/04) e Manaus (26/04).

A previsão é de que o plano de governo do grupo seja lançado em maio. A união do PSB e a REDE Sustentabilidade foi anunciada no dia 05 de outubro de 2013. De lá pra cá, a coligação lançou uma plataforma conjunta, encontro programáticos e recebimentos de propostas que culminaram na elaboração do documento apresentado nesta terça. (Com informações da Assessoria PSB)