Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As estudantes Karoline Karen Gomes Paiva e Rebeca Santos Rodrigues, ambas com 17 anos, foram escolhidas para participar da série de treinamentos da seleção brasileira juvenil feminina de handebol, que será realizada de 7 a 15 de fevereiro em Blumenau (SC).  Elas concluíram o Ensino Médio no Colégio Militar de Palmas e em 2013 competiram no Jogos Estudantis (Jets) tendo sido vice-campeãs no handebol. Com a participação na série de treinamentos, elas concorrem a uma vaga na seleção de base.

Durante o acampamento da seleção brasileira juvenil feminina de handebol, as estudantes participarão de treinamentos práticos e palestras, que melhoram a qualidade técnica das atletas.

Karoline joga como armadora esquerda e disse que pratica o esporte desde criança. “Para mim foi uma surpresa ser convocada para este acampamento. É uma chance única, tenho que agarrá-la forte”, destacou a jovem atleta que já participou de competições estaduais e nacionais”. Já Rebeca, que é goleira, conta que quando soube de sua participação no acampamento passou a treinar mais do que o de costume e agora se dedica 4 horas por dia. “É uma honra muito grande participar, espero aprender bastante, descobrir mais sobre a minha posição de goleira”, disse.

Segundo o técnico de handebol do Colégio Militar de Palmas, Cilton Sergio Felicio, a oportunidade de participar dos treinamentos é o reconhecimento de um trabalho que realiza já algum tempo. “Quero aprender bastante e trazer estes conhecimentos para aplicar aqui no Tocantins”, frisou.

Educação e esporte

No Colégio Militar de Palmas, onde as atletas concluíram o Ensino Médio no ano passado, os estudantes realizam as atividades esportivas na própria escola, e oferece aos estudantes as modalidades de handebol, basquete, voleibol e artes macias inclusa no currículo escolar como disciplina.

Conforme o diretor do Colégio Militar, capitão Heitor José Costa Lins, a escola incentiva a prática esportiva porque o esporte faz parte do processo de ensino e aprendizagem, além de ser parte das atividades pedagógicas da escola. “O esporte vem trazer aos alunos harmonia e equilíbrio, após um período integral de aula”, destacou.