Saúde

Foto: Divulgação

Os usuários da rede municipal de saúde não precisarão mais se deslocar até a Secretaria da Saúde (Semus) para emitir o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da próxima semana, o documento passará a ser impresso nas Unidades de Saúde da Família (USFs), de cada região.

A instalação das máquinas de impressão do Cartao SUS foi iniciada nesta quarta-feira, 05, nas USFs da região Sul e deverá ser concluída em todas as unidades, até a sexta-feira, 07.

De acordo com a Diretoria de Regulação da Semus, as máquinas foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, com a finalidade de facilitar o acesso da população ao cartão, que é o documento primordial para a utilização dos serviços públicos de saúde.

“Buscamos com a instalação das máquinas facilitar a vida da população palmense para obter o Cartão SUS. Anteriormente vinham pessoas de lugares distantes da secretaria, como Buritirana, para retirar seus cartões, e como era o único lugar para prestar esse serviço o fluxo e a espera era maior", relatou a chefe de Divisão do Cartão SUS, Josa Mayer.

Ainda segundo Josa, os prossionais que atuam nas USFs participaram de um treinamento teórico e prático, no dia 29 de janeiro, na Secretaria da Saúde, para o aprendizado da emissão do Cartão SUS.

O Cartão

É um documento projetado para facilitar o acesso à rede de atendimento do SUS, em todo o território nacional, e conter dados sobre quando e onde o paciente foi atendido, quais serviços foram prestados e por qual profissional e quais procedimentos foram realizados.

Os objetivos do Sistema Cartão Nacional de Saúde são organizar e sistematizar dados sobre o atendimento prestado aos usuários; dotar a rede de atendimento do SUS de um instrumento que facilite a comunicação entre os diversos serviços de saúde; fornecer informações sobre uma pessoa usuária do SUS em qualquer ponto do País; e gerar dados confiáveis e atualizados que permitam planejamento e intercâmbio de conhecimento para subsidiar a elaboração e execução das políticas públicas de Saúde (Ministério da Saúde).

Emissão

Para emissão do Cartão SUS, é preciso que o usuário vá até a Unidade se Saúde com os seguintes documentos: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento. Seu uso facilita a marcação de consultas e exames e garante o acesso a medicamentos gratuitos. (Secom Palmas)