Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

A cultura da soja no Tocantins deve bater novo recorde de produção. O 4º levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta uma estimativa de aumento de 26%, em relação à safra passada. Em 2012/2013 houve uma produção de 1,4 milhão de toneladas de soja, enquanto a próxima safra, 2013/2014, promete alcançar 1,8 milhão de toneladas.

O crescimento estimado da área plantada com o grão também é positivo. Na última safra, foram plantados 506 mil hectares de soja, sendo que deve aumentar para 634 mil hectares, somando o cultivo no sequeiro e nas várzeas tropicais (produção de semente). Com o número, o acréscimo será de 16% na área total cultivada.

A produtividade da oleaginosa deve aumentar em torno de 10%, alcançando 3.056 quilos por hectares na safra 2013/2014, contra 2.700 por hectares na safra 2012/2013. Segundo o secretário da Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária (Seagro), Júnior Marzola, esse crescimento da produção e produtividade é resultado de diversos fatores. “O Tocantins é privilegiado pelo clima e por utilizar novas tecnologias no plantio do grão, a semente da soja produzida no sistema de irrigação é de alto padrão de qualidade. Somado a tudo isso, a logística privilegiada e os preços das terras competitivos tornam o Estado ainda mais atrativo para a produção do grão”, argumentou o secretário.

Várzeas tropicais

O Tocantins é um dos poucos estados brasileiros liberado para cultivar soja no período do vazio sanitário, época de proibição do plantio para evitar a incidência de ferrugem da soja, uma das principais pragas do grão. Com a maior área contínua de várzea tropical do Brasil, de cerca de 3,4 milhões de hectares, localizada na bacia do rio Araguaia, o Tocantins vem se destacando no setor, comercializando soja para vários países. A produção na região de várzeas tropicais no período da seca é irrigada pelo sistema de subirrigação, o que leva a uma incidência de baixo índice de praga e a geração de um produto (soja para semente) de altíssima qualidade. (Ascom Seagro)