Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Secretários e técnicos das secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semdu) reuniram-se nesta última terça-feira, 11, com representantes da M&V Construção e Incorporação e da Caixa Econômica Federal, para discutir as soluções para os problemas de alagamento e de fossas do conjunto habitacional Belo Vale, no Setor Morada do Sol. Um mutirão de limpeza com a participação de todos os órgãos envolvidos será realizado nesta quinta-feira, 13.

A limpeza e o desassoreamento do Córrego Cipó, que corta a região, será feita pela empresa M&V, responsável pelo loteamento. “Foi realizado um levantamento pela M&V que verificou uma quantidade de lixo muito grande, inclusive sofás dentro do córrego. Esse lixo está atrapalhando o escoamento da água e causando o alagamento”, afirmou o diretor de engenharia da empresa, Victor Barros.

A Seisp através da equipe de serviços públicos se comprometeu a realizar a capina, roçagem e a pintura de meios fios. Já o setor de obras irá realizar a limpeza dos bueiros e após todas as ações fará ainda um estudo topográfico para verificar se os alagamentos irão continuar. A Semdu fará uma Campanha de Educação Ambiental para que os moradores não joguem mais lixo no Córrego Cipó e o Centro de Controle de Zoonose (CCZ) irá realizar uma ação de combate à dengue.

Todas as ações do mutirão serão monitoradas pela Defesa Civil Municipal e toda a sujeira que for retirada na limpeza será depositada em uma área pública próxima ao loteamento Belo Vale, com o intuito de mostrar à população a quantidade de lixo que está hoje no Córrego, e posteriormente, será enviada ao aterro sanitário. “Essa ação é muito importante porque a colaboração da população na manutenção dos serviços é fundamental para que tenhamos uma cidade limpa. Não adianta limpar e as pessoas continuarem jogando lixo. É preciso o envolvimento de todos e uma maior consciência ambiental”, ressaltou o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcílio Ávila.

Fossas

Nesta quarta-feira, 12, às 14 horas, está prevista a reunião do Comitê da Saneatins, onde participarão representantes da Prefeitura de Palmas, da M&V Construção e Incorporação e da Caixa Econômica Federal. O intuito é estabelecer parcerias para agilizar as obras de esgotamento sanitário do empreendimento Belo Vale, para resolver o problema das fossas. As obras já foram aprovadas, tem recursos disponíveis, porém ainda não foram iniciadas. “A M&V Construção e Incorporação também está disposta a participar dessa parceria na busca definitiva para o problema das fossas”, disse Victor Barros. (Com informações assessoria M&V)