Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Luciano Ribeiro Governador transmitiu o cargo  em solenidade na manhã desta sábado, 15, no Palácio Araguaia Governador transmitiu o cargo em solenidade na manhã desta sábado, 15, no Palácio Araguaia

O governador Siqueira Campos (PSDB) passou o comando do Eoverno do Estado para o presidente da Assembleia, Sandoval Cardoso (SDD) na manhã deste sábado, 15, no Palácio Araguaia. A cerimônia foi prestigiada por vários deputados estaduais, inclusive da oposição. Em um longo discurso o governador frisou que vai sair de férias para descansar e que tem também a intenção de fortalecer o Legislativo. A cerimônia começou com muito atraso.

Segundo ele é a primeira vez que está saindo de férias e relatou que das vezes que se ausentou por missões especiais a outros países cuidou apenas de assunto institucionais. O governador falou ainda de sua devoção ao Divino Espírito Santo e disse querer homenagear os ex-gestores que ajudaram na construção do Tocantins. “Quero pedir a Deus pelos que se foram e que iluminem os que aqui estão”, frisou.

Siqueira comentou também o julgamento da Ação que pediu sua cassação no TSE esta semana frisou que está em paz com a consciência. “Não podemos extrapolar limite prudencial da lei de responsabilidade fiscal”, disse.

Após a fala de Siqueira Campos, o primeiro o vice-presidente da Assembleia Legislativa, Osires Damaso, assumiu o comando da Casa de Leis através da assinatura do termo de posse. Em seguida Sandoval foi empossado oficialmente como governador. Antes de assinar o termo de posse Siqueira ainda brincou: “calma que eu posso me arrepender”, disse. Em seguida ele disse que a transmissão de cargo é um momento importante para o Estado e explicou que foi o vice-governador quem manifestou interesse em integrar a Missão Oficial à China.

Em outubro a presidente do TJ, Angela Prudente assumirá o governo, conforme Siqueira anunciou.

Após ser empossado governador Sandoval Cardoso falou que é uma satisfação imensa assumir o cargo. “ Na  saída peguei na mão do governador e disse que ele pode ir tranqüilo e que esse gesto dele é um gesto de extrema confiança para mim como pessoa e para o poder legislativo em especial”, disse.

Aos secretários e prefeitos bem como representantes dos poderes como Defensoria e MPE Sandoval garantiu que fará de tudo para honrar o governo em prol do povo do Tocantins. Sandoval agradeceu em especial à seus familiares.

Férias

O governador ficará em férias a partir deste sábado,15 de fevereiro até o dia 7 de março. Sandoval Cardoso assume o cargo pela ordem de sucessão, uma vez que o vice-governador, João Oliveira, chefiará a partir deste domingo, 16,  uma comitiva tocantinense em viagem à China, Emirados Árabes e Israel em busca de novas parcerias para investimentos no Tocantins.

Participaram da solenidade autoridades públicas como a presidente do Tribunal de Justiça, Angela Prudente, a procuradora-geral de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, deputados estaduais e federais e integrantes do secretariado, entre outros.