Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

A rede Municipal de Educação do município de Sítio Novo do Tocantins elevou importantes indicadores nos últimos anos. Houve avanços significativos no número de alunos que ingressaram nas escolas municipais e no repasse de recursos oriundos da União, por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além de melhorias físicas e humanas. No dia 03 de fevereiro, cerca de 2.600 alunos iniciaram o ano letivo na rede municipal da cidade.

 De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, em 2011, frequentavam a rede municipal de ensino cerca de 850 alunos. “Ao assumirmos a pasta da educação em 2010, nós vimos um cenário preocupante, com um número razoavelmente pequeno de alunos nas escolas municipais e, ainda, um grupo de professores que recorreram na justiça direitos referentes ao concurso da Educação municipal vigente na época. Diante desses episódios, o prefeito Jair Farias buscou ações para retomar a credibilidade da rede Municipal de Educação” revelou a secretária de educação de Sítio Novo, Elizete Bezerra.

Primeiros passos

Uma das primeiras ações da prefeitura foi garantir a melhoria das estruturas físicas das unidades de ensino da rede municipal. Foram reformadas as escolas Dom Pedro, na zona rural, e a escola 14 de outubro, que atualmente recebe o maior número de crianças e adolescentes do município. Ao passo que as melhorias físicas apareciam, coordenadores e professores levantaram esforços para buscar novos estudantes. Em outra frente, o prefeito Jair Farias (SDD) empenhava-se pelo cadastramento de escolas municipais no programa Federal “Mais Educação”, que consiste na ampliação da jornada escolar e organização curricular na perspectiva da Educação Integral.

Resultados

Em 2012, os resultados começaram a aparecer. O número de alunos matriculados quase que dobrou, ao chegar a marca de 1.500 alunos presentes nas 14 escolas municipais de Sítio Novo do Tocantins.  Em consonância a esse dado, o montante do FUNDEB passou de R$ 2. 335.871,11 (total em 2011) para 3.394.112,34, em 2012. Já em 2013, a rede Municipal de ensino contava com 2.170 alunos e recebeu cerca de 4 milhões em recursos do FUNDEB, além de possuir cinco escolas municipais cadastradas no programa Mais Educação. A previsão de repasse para 2014 é de R$ 5 milhões e meio.

“Houve um verdadeiro boom na Educação do município de Sítio Novo do Tocantins. A rede Municipal de Ensino acolheu expressivo número de crianças e adolescentes do município nos últimos anos, inclusive superamos as matrículas efetuadas na rede Estadual de ensino”, disse.

“Com mais recursos do FUNDEB, nós ofertamos melhores estruturas físicas nas unidades de ensino, material didático aos alunos, promoção de capacitação aos professores, além de implantarmos leis que beneficiaram os mestres, como o pagamento de salários acima do piso e progressões verticais e horizontais”, elencou o prefeito Jair, que repassou ainda os agradecimentos aos servidores. “Agradeceu a todos os profissionais empenhados na educação do município, sejam diretores, professores ou servidores. Tudo isso é o resultado de uma luta conjunta”, frisou.

Salto

Os avanços promovidos pela atual gestão do município se refletiram também no desempenho dos alunos. As Escolas Duque de Caxias e Sete de Setembro (localizada no Povoado Santa Inês) alcançaram resultados positivos nas avaliações realizadas pelo Sistema de Avaliação do Estado do Tocantins – SALTO. As duas Unidades Escolares obtiveram notas 3.0 e 4.0, ao superar inclusive unidades de ensino da rede Estadual. (ATM)