Estado

Foto: Divulgação

O carnaval está chegando e neste período muita gente vai pegar a estrada. Para que a viagem ocorra de forma tranquila e segura é essencial que o veículo esteja em boas condições de uso. Fazer uma revisão é indispensável para que nenhuma surpresa na parte mecânica e elétrica venha a acontecer durante a viagem.

Para esclarecer alguns dúvidas e dar dicas de segurança o servidor do Detran-TO e especialista em Gestão de Segurança no Trânsito, Yuri Nery, listou dez itens importantes para os motoristas que vão viajar neste feriado.

1.     Palhetas dos limpadores dos vidros

Um item de grande importância, mas muitas vezes esquecido. Nesta época, em que chove muito, é essencial redobrar o cuidado. “Se houver ruídos quando os limpadores passarem pelo vidro, a causa é a borracha das palhetas, que deve estar muito desgastada”, explicou Nery.

2.     Abastecer o reservatório dos limpadores dos vidros

Após as palhetas terem sido verificadas, é a vez de observar o reservatório de água. “Em caso de poeira na estrada ou até mesmo de sujeira no vidro dianteiro do veículo é importante que tenha água no reservatório. Assim, a visão do motorista não é comprometida”, disse Nery.

3.     Checar o TWI: indicador de desgaste da banda de rodagem dos pneus

Os pneus possuem uma parte da borracha que mostra o quanto ele está gasto. Uma forma de prolongar a vida útil dos pneus é fazendo o sistema de rodízio, invertendo os traseiros com os dianteiros.

4.     Pastilhas de freio

É um item essencial em uma frenagem. “As pastilhas de freio devem ser trocadas nos prazos estipulados pelos fabricantes. Vale ressaltar que todo o sistema de freio dos carros deve ser revisado, no máximo, a cada 10 mil quilômetros”, afirmou Nery.

5.     Óleo de freio

Verificar o nível do óleo de freio é muito importante. “Evite completar o reservatório. O correto é esgotar o sistema hidráulico e trocar o fluído”, alertou Nery.

6.     Alinhamento das rodas

Ter as rodas devidamente alinhadas pode ser decisivo em uma situação de frenagem brusca. “O alinhamento tem o objetivo de deixar o volante centrado e as rodas paralelas entre si em relação ao centro do automóvel, de forma que a banda de rodagem dos pneus toque o solo de modo igual”, explicou Nery.

7.     Radiador

 É de suma importância conferir o nível da água do radiador e o funcionamento da ventoinha. Em viagens longas (mas não só nelas), o motor pode superaquecer se estes itens não estiverem devidamente revisados.

8.     Estepe

A dica é calibrar o estepe antes de viajar, pois caso ele esteja murcho a troca não vai adiantar. “O Código de Trânsito determina o estepe como item obrigatório, porém não cita o tamanho determinado”, comentou Nery.

9.     Pneus

E claro, não basta calibrar apenas o estepe, é muito importante que os pneus em uso estejam calibrados, pois usar calibração inadequada pode resultar em acidentes e no aumento do consumo de combustível.

10. Bagagens em cima do veículo

Bagagem em excesso pode facilitar uma capotagem. “As bagagens não devem ficar fora das dimensões do veículo. É proibido carregar objetos que ultrapassem a largura ou o comprimento do automóvel”, conclui Nery.

Campanha de Carnaval

O Detran-TO lançará até o final desta semana a sua campanha educativa de carnaval. A ação alertará sobre os perigos do álcool e direção no trânsito.

Além da campanha, o órgão desenvolverá também ações nos municípios de Araguaína, Dianópolis, Gurupi, Palmas e Porto Nacional.