Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Em Audiência Pública proposta pelo deputado Marcelo Lelis (PV), na tarde desta quinta-feira, 27, no Plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins. Rômulo Mascarenhas, diretor executivo do Naturatins, afirmou que a Usina Hidrelétrica de Lajeado (UHE) é a causadora da mortandade de milhares de peixes e que, consequentemente, a Investco será penalizada.

“Demoramos com o parecer, porque a causa de mortandade não pode ser apurada de imediato, apuramos as consequências e ficou comprovado que a mortandade foi em função da Usina de Lajeado”, afirmou Rômulo, que ainda pontuou. “A Investco pelo descumprimento de todas as recomendações que foram feitas até agora, acabou de ser autuada e notificada, tendo que pagar multa de R$ 2,5 milhões de reais que já foi assinado pela Investco”, afirmou.

Colônia de pescadores

Domingos Ferreira Lima, presidente da Colônia de Pescadores de Lajeado demonstrou indignação com a mortandade de peixes em Lajeado e questionou: “Estou aqui com meus pescadores não é por política, não é de hoje e nem de ontem que nós viemos sofrendo com essa mortandade, quero que vejam essa causa. Na piracema os pescadores não podem pescar, mas agora acontece isso, perdemos tantos peixes que iriam reproduzir”, disse.

Domingos ainda afirmou, “O povo de Lajeado é sofrido, povo pobre. A Investco nunca deu satisfação para a gente, acham que a gente é mendigo, que não vale nada. Só os empresários tem direitos, nós também somos seres humanos", disse.

A Investco, empresa responsável pela construção da usina de Lajeado não compareceu a audiência. “Deixo minha indignação primeiramente a Investco por sua ausência”, afirmou o deputado Marcelo Lelis durante a audiência.