Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante as festividades do “Palmas Carnaval 2014”, a capital contará com serviços ao cidadão.  O ponto facultativo não se estende aos serviços essenciais, que, por natureza, exijam regime de plantão permanente, como os atendimentos de saúde, bem como não se aplica às unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino, por terem calendário escolar próprio. 

Na área da saúde, as Unidades de Pronto Atendimento norte e sul funcionarão regularmente 24 horas. Os foliões poderão contar ainda com a fiscalização da Vigilância Sanitária atuante durante todo o carnaval nos três pontos em que vai haver festividades: Praia das Arnos, Taquari e Taquaruçu.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semdu) através da Diretoria de Fiscalização Urbana, disponibilizará equipes de fiscalização de Posturas durante a festa do Momo que ainda contará com equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) na manutenção da limpeza urbana com coleta de lixo, varrição e coleta de galhadas.

Já as escolas públicas municipais preveem dia letivo normal na quarta-feira de cinzas, 05. No entanto, por terem calendário escolar próprio, fica a critério da diretoria de cada unidade escolar seguir ou não o ponto facultativo decretado, desde que não haja prejuízo no conteúdo aplicado.

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) nos próximos dias 03 e 04 de março não haverá expediente nas agências bancárias. Os bancos voltam ao seu expediente na quarta-feira, 05, a partir das 12 horas.

Shoppings

No Palmas Shopping as lojas funcionarão na segunda-feira, 03, e terça-feira, 04, das 11 às 17 horas. Já a praça de alimentação estará aberta ao público das 10 às 22 horas.

Os lojistas do Capim Dourado Shopping abrirão suas portas nos dias 03, 04 e 05 de março das 14 às 20 horas. Enquanto que a praça de alimentação e cinema funcionarão normalmente, das 11 às 22 horas.

Taquaruçu

Aos turistas e palmenses que irão subir a serra para curtir o Carnaval no Distrito de Taquaruçu, a Agência Municipal de Turismo (Agtur) disponibiliza o Centro de Atendimento ao Turista (Catur), instalado na Praça Vereador Tarcísio Machado Fonseca, que, durante o Carnaval, irá atender das 9 horas até meia noite.

O Catur presta serviços de atendimento aos turistas com a distribuição de material informativo, exibição de vídeos, e conta com os serviços de profissionais capacitados em curso de condutor local, habilitados a falarem sobre os atrativos e potencialidades de exploração turística de Taquarçu, alertando sobre distância das trilhas, vegetação, acesso às cachoeiras, entre outros.

O proprietário da Agência Ecotrilha, André Luiz Almeida, informou que durante o período do carnaval estará disponibilizando pacotes turísticos especiais, onde o turista poderá dispor de hospedagem, guia de turismo, passeios em cachoeiras, passeio de bike, terapias com massagens e reiki. (Secom Palmas)