Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Manoel Júnior

A Região Água Suja na zona rural de Porto Nacional, formada por produtores de grãos e assentamentos que desenvolvem a agricultura familiar, está sendo beneficiada com a construção de uma ponte de concreto armado, com extensão de 25 metros sobre o Córrego Água Suja na rodovia vicinal, entroncamento com a TO-255. A Agência de Máquinas e Transportes do Tocantins (Agetrans), publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), n.º 4.078, a contratação de empresa especializada para construção da ponte. Serão investidos R$ 345 mil, em um prazo estimado em 60 dias.

O engenheiro civil da Agetrans, Luiz Eraldo Nunes Póvoa, explica que a ponte de madeira que existe no local foi danificada pela força das águas das chuvas e, com isso, os produtores locais estavam sem meios para escoar suas produções. “Ficou constatada a necessidade de construir uma nova ponte, sendo ela de concreto, devido a quantidade de famílias que trafegam naquela estrada diariamente”, destacou.

Para Jedeon Araújo Xavier, comerciante no assentamento Córrego Fundo, essa ponte chega no momento em que eles mais precisavam. “Moro com minha esposa e meus filhos há 13 anos. A maioria da mercadoria consumida no assentamento é do meu mercadinho e sem essa ponte não tinha como renovar o estoque”, disse.

Já para o agricultor Paulo Ribeiro Guimarães, que vive na região há mais de dez anos com os pais, a ponte é a principal via de acesso ao município de Porto Nacional, aonde eles vendem tudo o que produzem. “Toda semana vou com meus pais para a cidade vender o arroz, a mandioca e a abóbora que produzimos. Essa ponte é um presente para nós”, comemorou. (Seinfra-Agetrans)