Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Durante solenidade na tarde desta sexta-feira, 7, no anexo do gabinete do prefeito de Palmas, o secretário de Desenvolvimento Econômico, ex-ministro Luiz Carlos Borges da Silveira, antes de entregar o cargo para poder fazer tratamento de saúde, apresentou durante cerca de 1 hora, um relatório contando sobre todos os projetos e ações que foram planejados e executados em prol do desenvolvimento da capital.

Borges da Silveira deu início à apresentação de seu relatório falando rapidamente sobre sua história de relação com o Estado do Tocantins e afirmou que também contribuiu com a criação do Estado participando na Assembleia Nacional Constituinte em prol da criação do Tocantins. “Ajudei na criação desse Estado. Como ministro, na época, conhecia muitos deputados, vereadores, que votaram a favor da criação”, afirmou. Borges da Silveira em seguida apresentou um vídeo no qual o governador Siqueira Campos tece elogios ao ex-ministro, afirmando que o considera um “homem da mais alta qualidade”.

Borges da Silveira apresentou o relatório com as ações e projetos desenvolvidos e em desenvolvimento e destacou os “absurdos que aconteciam em Palmas”, na questão dos quiosques e que, com o TAC (Termo de Ajuste de Conduta) assinado com o Ministério Público Estadual, começou-se a fiscalizar e notificar: “Esse TAC foi merecido, até o final de 2015 todos os quiosques terão que ser licitados”, disse.

O agora ex-secretário, apresentou também o Projeto CIAP (Centro de Inovação e Aceleração de Palmas) que está em fase inicial e, segundo ele, o projeto visa à integração da universidade, governo e empresa. Também falou do projeto Desenvolve Palmas, que está em andamento em forma de convênio com o Ministério do Trabalho e que já está com recursos da ordem de R$ 4 milhões liberados, em processo de licitação para compra de equipamentos eletrônicos, veículos, materiais de consumo e imóveis, contratando técnicos, coordenadores, etc. e visa o apoio a iniciativas de geração de trabalho e renda. “Acredito muito nesse projeto”, disse Borges da Silveira.

FICET

Durante sua apresentação Borges da Silveira ainda disse que, apesar de o Ministério da Ciência e Tecnologia estar com bastantes recursos disponíveis para pesquisa e inovação, o Estado do Tocantins está "órfão" de órgãos voltados para ciência e tecnologia desde que o Governo Estadual acabou com a Secretaria de Ciência e Tecnologia. Ele apresentou em seguida o projeto FICET (Fundação de Inovação, Ciência e Tecnologia) que visa contribuir com desenvolvimento tecnológico na capital.

Carlos Amastha

O prefeito Carlos Amastha ressaltou, durante sua fala, a amizade e respeito pelas qualidades do ex-ministro Borges da Silveira: "está acima do bem e do mal, não tem parâmetro. Todos os projetos mostram o trabalho que está sendo feito, orgulho para todos nós”, afirmou Amastha, dizendo ainda que, espera que o ministro volte logo para contribuir com o desenvolvimento da capital e do Estado.

Cleide Brandão Alvarenga

Depois da apresentação e entrega do cargo por parte de Borges da Silveira, foi anunciado a nova titular da pasta de Desenvolvimento Econômico. A Secretaria será comandada pela empresária Cleide Brandão Alvarenga.

A empresária agradeceu ao prefeito a indicação para a pasta e disse que dará continuidade ao trabalho de Borges Silveira "que o senhor restabeleça sua saúde”, disse. Cleide afirmou que está pronta para ocupar o cargo e que "a expectativa é muito grande”. Questionada sobre as principais e primeiras medidas que serão aplicadas, Cleide Brandão afirmou vai tomar conhecimento de tudo primeiro, "após daremos continuidade nos projetos”, pontuou.