Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira, 10, a equipe da Superintendência da Mulher, Direitos Humanos e Equidade (Sumudhe), em parceria com o Serviço Social da Construção Civil (Seconci), realizou uma roda de conversa no canteiro de obras da Rodes Construtora no Jardim Aureny III. Cerca de 60 trabalhadores da construção Civil puderam debater sobre a inserção das mulheres neste espaço.

“Decidimos, neste ano, conversar também com os homens, afinal a sociedade é constituída de homens e mulheres e trazer essa conscientização aos homens é fundamental”, disse a superintendente da Mulher, Direitos Humanos e Equidade, Gleidy Braga.

Durante o debate, houve pontos divergentes sobre a inserção das mulheres no setor da construção civil. Alguns entendem que o espaço é masculino tendo em vista o ‘serviço ser pesado para a mulher’, porém, a vasta maioria dos homens presentes entende que a mulher soma neste espaço, até mesmo porque elas têm um olhar diferenciado no que diz respeito aos detalhes dos acabamentos, por exemplo.

A equipe do Seconci apresentou um vídeo sobre o projeto “Flores nos Canteiros”, trazendo uma abordagem sobre a presença feminina nos canteiros de obras. Segundo a vice-presidente do Seconci, Alteliana de Fátima Lopes, em 2013, 50 mulheres foram capacitadas para o setor. “Elas chegam no mercado de trabalho com uma boa bagagem de conhecimento e assim fazem a diferença nos canteiros de obras”, destacou.

Para Alteliana trabalhar a conscientização dos trabalhadores da construção civil sobre a importância das mulheres é fundamental. “Nosso intuito é trabalhar com os homens para que eles compreendam tudo aquilo que os cercam. As vezes, eles estão tão ligados nas suas atividades que esquecem de valorizar as pequenas coisas e também as relações familiares, principalmente a presença da mulher em suas vidas”, destacou. 

Na ocasião, a equipe do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), apresentou a peça “Um dia Feliz” com o objetivo de abordar as relações conjugais focando o entendimento e a convivência harmônica entre casais.