Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Cinthia Abreu

A falta de qualificação na hora de elaborar projetos ainda é um entrave para algumas instituições públicas e do terceiro setor na hora de captar recursos. Para contribuir com uma mudança neste perfil e auxiliar técnicos dos órgãos municipais e estaduais a executarem suas estratégias com mais excelência, a Agência de Cooperação Técnica da Alemanha (GIZ), a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) e demais parceiros promovem o curso de elaboração de projetos.

A iniciativa faz parte da implementação do Projeto Cerrado-Jalapão no Tocantins. A programação foi aberta nesta terça-feira, 11, e segue até o dia 13, quinta-feira, com debates e palestras práticas e teóricas voltadas para a elaboração de projetos e captação de recursos. As atividades acontecem durante todo o dia no auditório do Museu Histórico Palacinho, em Palmas, e recebe gestores e técnicos de órgãos ambientais estaduais e federais, além de instituições públicas voltadas ao meio ambiente de Palmas, Araguaçu, Palmeirante, Colmeia e Tocantínia.

A palestra introdução às estratégias de captação de recursos para projetos socioambientais, ministrada pelo consultor Marcos Pinheiro, da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), apresentou orientações sobre fontes de financiamento, incentivos fiscais e elaboração de projetos para editais, com ênfase para o Fundo Amazônia e Fundo Clima. “A gente tem que ter uma criatividade grande para colocar o nosso problema para dialogar com todos os setores, ampliar as nossas estratégias na hora de elaborar um projeto”, orienta Pinheiro.

Segundo o consultor, o foco da capacitação foi trazer ferramentas e conceitos para tentar dar uma nova perspectiva aos participantes do curso. “Pretendo trazer um novo referencial para que os técnicos apliquem essas técnicas onde atuam", explica. Além dos debates e palestras, os participantes serão divididos em grupos de trabalho para escrever um projeto passo a passo, orientados pelo consultor.

Cerrado-Jalapão

O curso faz parte do Projeto de Prevenção, Controle e Monitoramento de Queimadas Irregulares e Incêndios Florestais no Cerrado, ou Projeto Cerrado-Jalapão, que visa beneficiar diretamente as unidades de conservação do Corredor Ecológico da região do Jalapão e municípios do entorno. A iniciativa conta com recursos do Banco Mundial da Alemanha (KfW) e da GIZ, e é realizado pelo Governo do Tocantins, através da Semades, do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), do Instituto para o Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); e pelo Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). (Ascom Semades)

Programação

12/3 (quarta-feira)

8h30 às 16h – (prática) Elaboração de projetos em grupo

16h às 18h – (teórico-prático) Itens avançados na elaboração de projetos

13/3 (quinta-feira)

8h30 às 12h – (prática) Apresentação dos projetos elaborados em grupo

14h às 17h – (teórico) Palestra Introdução a Gestão de Projetos

17h às 18h – Avaliação, definição dos próximos passos e conclusão