Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antônio Gonçalves

Na manhã desta terça-feira, 11 em frente ao anexo I da Prefeitura de Palmas, o prefeito Carlos Amastha realizou a solenidade para apresentação de 40 novos ônibus com ar condicionado que irão compor o sistema de transporte público da capital a partir de hoje. O prefeito reafirmou durante sua fala seu compromisso de campanha de tornar o transporte público da capital um serviço de qualidade para a população. Segundo Amastha, as conquistas que forem alcançadas não poderão ser desconstruídas pelas futuras gestões.   

Carlos Amastha ainda salientou que a principal culpa da situação caótica do transporte público da capital sempre foi da Prefeitura de Palmas e até ironizou: “Não podemos culpar o porco, pois quem alimenta o porco é o dono”, disse. O prefeito ainda disse que até o final da semana que vem as estações estarão renovadas: “Em parceria com a Seturb iremos renovar as estações e até o final da outra semana tudo estará concluído”, pontuou.

Monopólio

Durante entrevista à imprensa, perguntado sobre uma promessa de campanha de quebra de monopólio da empresa Miracema, principal concessionária do transporte público da capital, o prefeito Carlos Amastha afirmou que "a história da quebra do monopólio acontece naturalmente, por que as novas linhas vão ser licitadas, quem vai ganhar não podemos prever, a questão de hoje é que as linhas que estão atuando muitas delas são concessões para as empresas que estão filiadas com a Seturb e tem outras que estão sendo discutidas porque não foram entregues com os devidos processos licitatórios, isso já está judicializado, vamos respeitar o que a justiça decidir”, afirmou.

Exigência do Prefeito

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Público Urbano de Palmas (Seturb), Toninho Miracema, salientou a exigência do prefeito para que os novos veículos fossem equipados com ar condicionado. Segundo ele, este foi um ponto onde o prefeito foi intransigente. Toninho lembrou durante sua fala que, em relação a outras cidades do País, poucos acidentes acontecem em Palmas envolvendo os veículos do transporte público e agradeceu aos motoristas dos ônibus. Ele ainda salientou o valor investido na nova frota de ônibus. “O meu pessoal de manutenção fez um trabalho primoroso para apresentar esses ônibus hoje aqui, Palmas é a cidade que muito pouco acontece acidentes com ônibus e o investimento foi muito grande, 15 milhões de reais na aquisição da nova frota”, disse.

Renovação da frota

O presidente da Secretaria de Trânsito Transporte e Mobilidade, Cristian Zini, salientou que a expectativa é muito grande com a renovação da frota. "Só de a sociedade andar com segurança, fiquei muito satisfeito. Eles já estão prontos para entrarem ainda hoje em circulação e temos a obrigação imposta pelo Governo Federal de até o final de 2014 todos os ônibus renovados estarem com apoio à acessibilidade”, disse, afirmando ainda: “Mobilidade não é só um problema de Palmas, é um problema mundial, até o início de 2015 estaremos com toda a frota renovada e com acessibilidade”, pontuou.

Entre os presentes, além do prefeito, Cristina Zini e o presidente do Seturb, marcaram presença o presidente da Câmara de Palmas, Major Negreiros (PP) e outros vereadores, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Sandoval Cardoso (SDD), o secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Palmas, Thiago Andrino e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas, Fabiano do Vale.