Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Coordenador de Odontologia da Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT) em Araguaína, o professor doutor Igor Iuco Castro publicou uma pesquisa neste mês no periódico internacional Journal of Biomedical Materials Research Part B: Applied Biomaterials.

Segundo o professor Igor Iuco Castro a pesquisa publicada fala sobre a criação de um novo biomaterial para fins odontológicos: a wolastonita que é um mineral não-metálico com alto PH e com boa estabilidade térmica. Igor Iuco explicou que essa é uma das propostas atuais exploradas na literatura científica para imobilizar fragmentos ósseos a fim de alcançar um ótimo processo de reparo tecidual. A aplicação desse biomaterial será útil para cirurgias nas áreas de Periodontia, Cirurgia Bucomaxilofacial e Implantodontia.

O professor destacou que os diferentes materiais testados, baseado na composição da wolastonita, mostraram-se citocompatíveis e biocompatíveis, isto é, não são tóxicos nos estudos pré-clínicos realizados em cultura de células humanas e em animais experimentais.

De acordo com o professor Igor Iuco a pesquisa agora passará a uma nova etapa, com testes em seres humanos, permitindo assim avaliar a eficácia do produto, antes de pensar em sua comercialização. "É muito gratificante participar de um estudo multicêntrico, que envolve pesquisadores brasileiros e cubanos, pela troca de conhecimentos oportunizada e pela possibilidade de desenvolvimento de um produto nacional, já que a grande maioria dos biomateriais odontológicos, hoje no Brasil são de origem importada", comentou o professor.

Parceria

Realizada de forma cooperada, com pesquisadores brasileiros e cubanos de várias instituições dentre elas a Facit e o INMETRO, a pesquisa foi publicada em um dos principais periódicos internacionais, que é classificado como Qualis A2.

Coordenador do curso de Odontologia, o professor e pesquisador Igor Iuco Castro explica que a Facit entende como importante a integração de ensino, pesquisa e extensão e pretende estimular vivências como essa a seus alunos em um trabalho de iniciação científica. "A faculdade está aberta às parcerias institucionais na área de Biologia Oral, Doenças Tropicais, Saúde Pública e Odontologia Hospitalar. Temos compromisso com o conhecimento", comentou o professor.