Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Empregos e Serviços

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na quinta-feira, 13, o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira confirmou a concessão da data-base e a incorporação do abono constitucional aos salários dos servidores. O anúncio aconteceu durante reunião que contou com a presença dos servidores municipais, secretários municipais, do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe-TO), Cleiton Pinheiro e do diretor regional Sul, João Gualberto. A reunião foi realizada no Espaço Cultural Mauro Cunha.

O anúncio atende a uma reivindicação feita pelo Ssisepe em dezembro do ano passado,quando, por meio de ofício,o Sindicato cobrou que o município pagasse a data-base e incorporasse o abono ao salário base dos servidores. Diversas reuniões de negociação aconteceram entre o Sisepe e a Prefeitura Municipal e, no período da manhã da quinta-feira, 12, a prefeitura confirmou ao Sisepe que concederia todos os direitos pleiteados pelos servidores.

“Desde nossa primeira reunião com o prefeito Laurez o Sisepe-TO cobrou que a data-base fosse paga e que o abono fosse incorporado aos salários. É uma grande conquista, mas podemos avançar mais”, disse o presidente Cleiton Pinheiro, referindo-se principalmente ao Plano de Carreiras dos servidores de Gurupi, que encontra-se em fase de discussão e elaboração.

Em Gurupi, o Sisepe destacou ainda a importância da Prefeitura pagar a data-base todos os anos como forma de garantir o poder de compra dos servidores. “É um direito dos servidores e o município precisa fazer todos os esforços para garantir este pagamento”, afirmou o presidente Cleiton Pinheiro.

O principal ganho é que nenhum servidor terá salário base menor que um salário mínimo, além de haver correção de 5,91% nos salários a partir deste mês. O projeto de lei que contempla os direitos dos servidores já foi enviado para votação na Câmara Municipal. “Estamos buscando aumentar a arrecadação para garantir não apenas o pagamento dos direitos dos servidores como também melhorar ainda mais o atendimento à população”, explicou o prefeito Laurez Moreira.

Plano de Carreiras

Na reunião, o Sisepetambém enfatizou que a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) será um grande avanço para os servidores de Gurupi. Sobre o Plano, o Sindicato explicou como está o andamento das atividades da Comissão. “A Comissão já se reuniu várias vezes e já tem condições de apresentar um plano que atenda as necessidades dos servidores. Está faltando apenas a definição da tabela financeira”, contou o presidente aos servidores.

Sobre o PCCR, o diretor regional sul, João Gualberto, ressaltou que representa um grande avanço para os servidores. “O PCCR vai permitir que aos servidores a evolução na carreira e melhoria das condições salariais através das progressões por tempo de serviço e pelas qualificações que serão feitas”, afirmou.

Aproveitando a discussão em torno do Plano de Carreiras, o prefeito de Gurupi autorizou que a Assessoria de Planejamento da Prefeitura discuta com o Sindicato a tabela financeira do PCCR. “A Assessoria está autorizada a fazer isso para verificar os impactos financeiros da implantação do Plano”, disse o prefeito.

A Comissão responsável pelos estudos de criação do PCCR de Gurupi terá até o final do mês de maio para concluir os trabalhos. (Ascom Sisep)