Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os estudantes de Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Jornalismo e Ciência da Computação do Centro Universitário UnirG já podem se inscrever no Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Depois de anos sem oferecer o Programa aos alunos, a partir de agora os acadêmicos desses cinco cursos terão acesso ao benefício.

De acordo com o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, uma das exigências para que a Instituição seja credenciado ao Fies é o fato do curso obter média na nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudante (Enade). “Percebemos a falta de dedicação dos alunos em participar do Exame, pois foi o desempenho dos acadêmicos desses cursos que favoreceu a eles o benefício. Quanto mais o estudante se empenhar maior será a oportunidade dele obter acesso ao Programa”, avaliou Barbalho.

O reitor do Centro Universitário UnirG, Alexandre Dias, afirma ainda que é importante também que a Instituição ofereça ao aluno o acesso ao Programa porque maior será o número de alunos que terão oportunidade de concluir a graduação. “O Fies beneficia o estudante que tem dificuldades econômicas para obter o curso superior, então é necessário que o acadêmico tenha essa consciência quando for chamado para participar do Enade, pois ele pode tirar a oportunidade do seu colega se profissionalizar”, declarou Dias.

O interessado em participar do Programa, deve se cadastrar acessando o endereço sisfiesportal.mec.gov.brNo site ele irá informar seus dados pessoais, do seu curso, da Instituição de Ensino, e ainda sobre o financiamento solicitado.

Após concluir a inscrição, para validar as informações o acadêmico irá procurar a UnirG no prazo de até dez dias, portando cópias dos documentos pessoais, comprovante de renda e de endereço, além da documentação do fiador.

Com a avaliação da UnirG em mãos, o estudante deve comparecer na agencia bancária para formalizar a contratação do Fies. “O financiamento varia de acordo com a renda per capta familiar do estudante, podendo ser entre 50% a 100% do valor da mensalidade”, explicou o gerente administrativo da UnirG, Deijares Batista de Oliveira.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os alunos matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

Em 2010 o Fies passou a funcionar em um novo formato. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o Agente Operador do Programa e os juros caíram para 3,4% ao ano. Além disso, passou a ser permitido ao estudante solicitar o financiamento em qualquer período do ano. (Ascom Unirg)