Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Energia solar fotovoltaica utilizada no bombeamento de água

Energia solar fotovoltaica utilizada no bombeamento de água Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Energia solar fotovoltaica utilizada no bombeamento de água Energia solar fotovoltaica utilizada no bombeamento de água

A propensão para produzir energia solar no Tocantins já foi apontada em um estudo elaborado pelas Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobrás) e Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) intitulado Atlas Solarimétrico do Brasil, publicado em 2000. Diante desse potencial, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), iniciou os trabalhos para elaborar o Atlas Solar do Tocantins.

Nesta semana, foi publicada a ordem de serviço para contratação de consultoria para auxiliar os técnicos da Semades a organizar todos os trâmites relacionados à produção do documento. Segundo Olimpio Mascarenhas, superintendente de Produção de Energias Limpas da Semades, o consultor realizará uma capacitação do dia 7 a 11 de abril, com os técnicos da Secretaria, do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e comunidade acadêmica do Estado.

Para Mascarenhas, o Tocantins não pode ficar inerte frente às possibilidades de desenvolvimento que poderão advir a partir do conhecimento do nosso potencial para geração de energia de fontes limpas, como a solar. “O Atlas Solar é um marco regulatório, que traz junto com a possibilidade da implementação de tecnologias para exploração da energia solar, condições que possam definir políticas de investimento, captação de recursos e pesquisas, que beneficiem, como um todo, produtores rurais, empresários e a comunidade científica em geral”, explica.

Na prática, o Atlas fornecerá informações precisas sobre a irradiação solar no território tocantinense, sendo este um importante documento para orientar o investimento em empreendimentos para geração de energia solar fotovoltaica. “Essa é uma das alternativas apontadas para melhorar o incremento da matriz energética brasileira”, destaca Mascarenhas.

Os recursos para a execução do Atlas Solar do Tocantins estão assegurados junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento - BIRD, dentro do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável do Tocantins - PDRIS.https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif (Ascom/Semades)