Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Atendendo a uma convocação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), cerca de 60 unidades educacionais de Palmas aderiram, nesta segunda-feira, 17, e nos próximos dias 18 e 19, à Mobilização Nacional pela Educação. A Secretaria Municipal da Educação (Semed) orientou, por meio de ofício, os gestores que aderiram ao movimento para que organizem, necessariamente, o calendário de reposição escolar, de forma que os 200 dias letivos não sejam comprometidos, como prevê a legislação. A Semed já começou a receber das unidades escolares a programação de reposição de aulas referentes aos três dias de mobilização. 

A Mobilização Nacional pela Educação é uma iniciativa da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que representa mais de 03 milhões de trabalhadores das redes públicas de ensino de Educação Básica. Na pauta da mobilização, constam o investimento dos royalties de petróleo na valorização da categoria, a destinação de 10% do PIB para a Educação pública, a votação imediata do Plano Nacional de Educação e a expansão das vagas públicas na Educação profissional e no ensino superior, entre outros temas. 

Para a secretária municipal da Educação, professora Berenice Barbosa, esses momentos de mobilização e discussão sobre a Educação são espaços democráticos importantes para o crescimento do setor. “Vivemos em uma democracia e, para nós, o diálogo é sempre muito salutar. No entanto, precisamos fazer tudo com muita responsabilidade e compromisso com nossos alunos. Por isso, orientamos nossas escolas para que conversem com as famílias e organizem seus calendários, de forma a não prejudicar nossas atividades letivas”, concluiu.