Polí­tica

Foto: Divulgação

A deputada federal professora Dorinha Seabra Rezende (Democratas) participa nesta segunda-feira, 24, do Fórum Internacional de Políticas Públicas, em São Paulo. Com o tema "Educar para as competências do século 21", o fórum pretende discutir a importância do desenvolvimento socioemocional para a promoção do aprendizado escolar e para a condução de resultados positivos em diversas esferas da vida adulta (emprego, renda, saúde e segurança )

Realizado conjuntamente pelo Ministério da Educação (MEC), pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pelo Instituto Ayrton Senna (IAS), o Fórum reunirá líderes educacionais de todo o mundo para discutir como preparar as crianças e jovens para os desafios socioeconômicos do século 21.

Dada a crescente evidência de que as competências socioemocionais (também chamadas de competências não cognitivas) desempenham um papel considerável na promoção do sucesso individual e coletivo, o foco do debate será a importância desses fatores na educação.

Questões para discussão: 

Questão 1: Compreendendo quais competências são importantes, qual é a natureza das competências, em particular as socioemocionais, que auxiliam na melhoria dos diversos índices de bem-estar individual e progresso social? 

Questão 2: Desenvolvendo competências para o sucesso na vida Os atores envolvidos com a área de educação conhecem maneiras de aprimorar as competências socioemocionais?

Quais são as políticas e práticas específicas que se mostraram bem sucedidas no desenvolvimento de competências socioemocionais em crianças e adultos?

Questão 3: Garantindo a coerência de políticas públicas O que as escolas podem fazer para estimular as competências socioemocionais nas crianças? O que as famílias e comunidades podem fazer para complementar esses esforços? O que os formuladores de políticas públicas podem fazer para garantir a coerência entre os ambientes de aprendizagem nas escolas, famílias e comunidade?https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif